Veja as experiências levadas por cada Estado ao Salão Nacional do Turismo
Os 26 estados mais o Distrito Federal irão promover seus destinos turísticos no Riocentro
RIO DE JANEIRO - A 8ª edição do Salão Nacional do Turismo começa nesta quinta-feira (8), no Riocentro. Os 26 estados mais o Distrito Federal irão promover seus destinos turísticos, cultura e gastronomia em um verdadeiro supermercado turístico, que espera cerca de 100 mil pessoas até domingo (11).
Dividido por regiões, o evento permitirá ao público “viajar” de norte a sul do Brasil, conhecendo a cultura e os principais atrativos que os estados levarão ao Salão. Cada localidade apresentará destaques e tendências que irão fazer os visitantes quererem conhecer ainda mais as belezas nacionais.
Sudeste
ESPÍRITO SANTO - Haverá degustação às cegas de cervejas da região das Montanhas Capixabas. A experiência consiste em vendar os olhos dos visitantes, que tentarão descobrir o tipo de cerveja degustada e descrever a sensação. Outra experiência permitirá que o visitante se sinta barista por um dia e tenha a oportunidade de fazer e apreciar o seu próprio café.
MINAS GERAIS - Os mineiros levarão detalhes da Rota Turística das Artes. O estado trará 16 experiências estruturadas para os turistas visitarem, tais como Circuito Liberdade – Palácio da Liberdade e MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal –, Destino Veredas – Inhotim (Brumadinho), Arte, Cerâmica e Brunch no Ateliê (Brumadinho), Arte em Cerâmica no Mirante (Brumadinho), Brunch na Vila Lavanda (Brumadinho), entre outros.
RIO DE JANEIRO - Uma das experiências interativas que o estado trará ao evento é a “Experiência no Mar”. A atração contempla as regiões da Costa do Sol, Costa Verde e Metropolitana do estado. O turista poderá ter contato com a observação de baleias e botos cinzas, além de surf e aquário marinho, tudo com a cara do turismo de Sol e Praia que só o Rio de Janeiro tem.
SÃO PAULO - Utilizando-se de realidade virtual, o estado trará em uma de suas atrações a observação de aves e muriquis, tradicionais da Mantiqueira Paulista e de São Jose dos Campos. O visitante utilizará óculos de realidade virtual para ter a sensação de estar em meio à natureza, observando a fauna e flora da região. Além disso, o turista terá contato com artesanatos locais e painéis com fotos da experiência de observação de aves e muriquis.
Nordeste
Do afroturismo ao turismo de sol e praia, passando por gastronomia e artesanato, o Nordeste levará atrações para todos os gostos ao Salão. Nesta edição cada Unidade da Federação vai apresentar quatro experiências.
ALAGOAS - Um dos atrativos apresentados por Alagoas é a Rota da Cachaça, localizada no agreste do estado. Trata-se de uma experiência onde os turistas fazem uma imersão em cinco renomadas cachaçarias: Engenho Caraçuipe, Gogó da Ema, Brejo dos Bois, Engenho Coração da Mata e Taverna Beer. A jornada proporciona uma visão profunda da rica história conectada aos alambiques da região.
BAHIA - A Estrada do Chocolate será uma das principais atrações levadas pela Bahia ao Salão. A viagem, ambientada na Costa do Cacau, passa pelos municípios de Ilhéus e Uruçuca, permitindo uma experiência “tree-tro-bar”: do pé de cacau até a barra de chocolate. Os visitantes são convidados a conhecer a cultura, a história, a tradição e a produção do cacau cabruca e do chocolate do Sul do estado.
MARANHÃO - Após o recente reconhecimento pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade, os Lençóis Maranhenses serão um dos grandes atrativos do Maranhão. Conhecidos por dunas de areia branca e lagoas de água cristalina, os Lençóis Maranhenses ocupam cerca de 155 mil hectares na costa atlântica. Os visitantes serão convidados a fazer uma viagem ao destino por meio de óculos de realidade virtual.
PARAÍBA - Uma das experiências que o estado apresentará vai ser a cidade de Cabeceiras, no Cariri paraibano. O município se autodenomina a “Roliúde Nordestina”, pelos mais de 25 filmes rodados na região, como O Auto da Compadecida. A cidade abriga uma grande atração cultural da Paraíba: a Festa do Bode Rei, que, anualmente, promove a caprinovinocultura e estimula o turismo rural. Haverá artesanato e folclore local.
PIAUÍ - Um dos maiores sítios arqueológicos do mundo, o Parque Nacional da Serra da Capivara será uma das atrações levadas pelo Piauí. O visitante vai poder fazer uma visita ao parque, localizado em São Raimundo Nonato, no Sul do estado, sem sair do Rio. O local é um dos maiores representantes do turismo de natureza do país, e o público do Salão terá a oportunidade de contemplar as cerâmicas da região.
RIO GRANDE DO NORTE - O estado levará tradições, a cultura e a culinária de povos originários. Um deles é o Katu, comunidade indígena Potiguara que vive na região do município de Canguaretama, às margens do Rio Katu. Um dos principais atrativos será a presença do cacique Luiz Katu. uma das maiores lideranças indígenas do país. Os visitantes poderão ter contato com plantas, chás, comidas típicas, adornos indígenas e artesanato.
SERGIPE - O Sergipe apresentará no Salão a maior festa junina do estado: o “Arraiá do Povo”, que acontece na capital Aracajú e oferece uma programação de 60 dias de muito forró e alegria. Os visitantes poderão contemplar trajes juninos, uma réplica do Barco de Fogo (Patrimônio Imaterial de Sergipe), comidas típicas e muito mais do universo junino local.
Centro-Oeste
DISTRITO FEDERAL - A capital federal levará a experiência “Pedalando estilo Eduardo e Mônica”, em referência à Renato Russo. A exposição terá painel fotográfico com imagens dos ipês e do Parque da Cidade Sarah Kubiscthek, fones de ouvido com a canção emblemática, além de uma bicicleta que aciona energia para acender o painel de ipê. Outra experiência do DF será o “Vinhos do Cerrado”. O cenário com barris e vídeos da experiência remete à Rota do Vinho no cerrado e contará, ainda, com degustação da bebida produzida no Centro-Oeste.
GOIÁS - As águas termais encontradas, principalmente, nas cidades de Caldas Novas e Rio Quente, estarão no Rio de Janeiro. Uma das experiências trazidas ao evento pelo estado remete justamente ao ambiente relaxante das águas quentes, com simulação dos ambientes de piscina e lazer das águas termais. Outra famosa atração do estado são os cristais encontrados no município de Cristalina. A experiência “Cristaline-se” contará com terapias com cristais lemurianos, experiência de garimpo e brindes de cristais.
MATO GROSSO DO SUL - As ativações serão dedicadas ao artesanato, design, gastronomia, agricultura familiar, manifestações artísticas e outros vários produtos nacionais. Haverá ainda shows e apresentação de dança sobre o Pantanal e suas lendas indígenas, além de cortejo muito animado dentro da exposição sobre o “Arraial do Banho de São João em Corumbá”.
Sul
RIO GRANDE DO SUL - No tema “Espiritualidade e Conexão”, o principal atrativo do estado será o Cristo Protetor, monumento localizado no município de Encantado, além da apresentação das diversas águas termais existentes no território gaúcho e as pedras preciosas de Ametista do Sul. Nos campos “Aventura, Adrenalina e Natureza”, destaque para o balonismo em Torres, no litoral gaúcho, além do rafting de Três Coroas e as inúmeras tirolesas gaúchas. A região das Missões também será ressaltada, com a “Imersão Jesuítica”.
SANTA CATARINA - Uma das grandes atrações levadas pelo estado é o seu Turismo Rural. Os visitantes poderão viver experiências na Rota do Grande Oeste, no Roteiro de Vinhos de Altitude da Serra Catarinense, bem como conferir a fabricação de cachaças artesanais, queijos e doces de leite de ovelha, além das rotas do Caminhos do Alto e do Vale dos Encantos. Já no “Turismo de Aventura e Ecoturismo”, Santa Catarina vai apresentar o Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu, a Rota da Baleia Franca, a Rota Caminho dos Canyons e muito mais.