Pedro Menezes   |   08/08/2024 09:23
Atualizada em 08/08/2024 09:38

Salão do Turismo começa hoje com todos os estados e atrativos brasileiros

Destinos vão promover atrativos, cultura e gastronomia em um verdadeiro supermercado turístico

Roberto Castro/MTur
No ano passado, Salão Nacional do Turismo aconteceu em Brasília
No ano passado, Salão Nacional do Turismo aconteceu em Brasília

A 8ª edição do Salão Nacional do Turismo começa nesta quinta-feira (8), no Riocentro. Os 26 estados mais o Distrito Federal irão promover seus destinos turísticos, cultura e gastronomia em um verdadeiro supermercado turístico, que espera cerca de 100 mil pessoas até domingo (11).

Mas o que podemos esperar do evento? Quais atrativos irão encantar o público? Abaixo é possível conferir todos os detalhes devidamente confirmados pelo Ministério do Turismo, organizador do evento. Neste link é possível conferir a programação completa do evento e neste link a programação do Núcleo do Conhecimento.

De norte a sul: 60 experiências turísticas de todo o Brasil

Divulgação/Sebrae
“Roteiro do Chocolate da Amazônia – No Caminho das Ilhas” será apresentado no Salão
“Roteiro do Chocolate da Amazônia – No Caminho das Ilhas” será apresentado no Salão

Atividades ao ar livre, iguarias da produção regional, conhecimento da história e contato com a fauna e a flora brasileira são algumas das experiências turísticas promovidas no evento. Sebrae e MTur trabalham na estruturação de mais de 500 roteiros em cerca de 200 regiões turísticas de mais de mil municípios.

“Esse trabalho que a gente vem fazendo de estruturação dos produtos atinge tanto a oferta rural, quanto a cultural e em ambientes naturais. Vai muito de acordo com o apelo da região. A partir disso, vamos estimulando novas experiências e passeios para que o local fique mais atrativo e o ambiente mais empreendedor”

Germana Magalhães, analista do Sebrae

Neste Salão Nacional do Turismo, cerca de 60 experiências turísticas de destaque no território nacional serão apresentadas para o público (veja 3 exemplos abaixo) Os segmentos dos empreendimentos são diversos, como fazendas de café, produtores de cacau, afroturismo, turismo de aventura, ecoturismo, entre outros.

  • “Roteiro do Chocolate da Amazônia – No Caminho das Ilhas”: experiência imersiva na história do chocolate, desde a origem na plantação e manejo do cacau até o processo de produção no Pará.

  • "Pequena África": samba, feijoada e história africana são as experiências proporcionadas pelo tour, no Rio de Janeiro, que inclui a visita ao Quilombo do Grotão, espaço de resistência e valorização dos saberes e práticas ancestrais do povo negro, que existe há mais de 70 anos. O local é considerado um território de cultivo das raízes da cultura afro-brasileira no estado e é famoso pela feijoada à lenha e a roda de samba.

  • Rota da Baleia: turismo de observação de baleias francas por terra nas praias, mirantes e trilhas das regiões de Laguna, Imbituba e Garopaba de Santa Catarina. Na rota é possível avistar as baleias, a fauna e flora do local e aprender sobre a longa viagem delas até o litoral brasileiro

Artesanato brasileiro? Presente!

Roberto Castro/MTur
O espaço de 1,2 mil m² terá a coordenação do Sebrae e reunirá 251 expositores
O espaço de 1,2 mil m² terá a coordenação do Sebrae e reunirá 251 expositores

O artesanato nacional terá um espaço de destaque no 8º Salão do Turismo. É o caso do “Empório do Artesanato”, onde será possível levar para casa esculturas, redes, bordados, cerâmicas e muito mais. O espaço de 1,2 mil m² terá a coordenação do Sebrae e reunirá 251 expositores de diferentes partes do país,

O Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab) também participará do evento. Em seu estande será exibido um recorte da atual Mostra Solo Criativo, uma homenagem aos artesãos brasileiros. Entre as peças de destaque que serão exibidas ao público estão: Boneca, da artesã Zezinha; cestos produzidos por indígenas da etnia baniwa e a escultura Baleia, do artesão Marcos de Sertânia.

Além disso, um espaço interativo mostrará o portal do Crab na web como hub em tempo real de toda atuação e diversidade do artesanato brasileiro. O público também conhecerá a dinâmica das oficinas lúdicas que o Centro realiza com estudantes e grupos de visitantes das exposições, e suas visitas guiadas, realizadas todos os meses.

Programação cultural completa

Roberto Castro/MTur
Salão terá diversos grupos regionais e folclóricos espalhando a cultura de cada macrorregião brasileira
Salão terá diversos grupos regionais e folclóricos espalhando a cultura de cada macrorregião brasileira

Além das atrações turísticas dos cinco cantos do país, as atrações culturais prometem embarcar os visitantes por uma viagem pelo Brasil. São diversos grupos regionais e folclóricos espalhando a cultura de cada macrorregião brasileira. Confira algumas das atrações de cada dia.

Quinta-feira (8)

  • Grupo Afro Ijexá (PI)
  • Grupo Tambores do Tocantins e Mestre Márcio Bello (TO)
  • Grupo 10 Cordas (GO)
  • Quebradeiras do Coco Babaçu e Povoada (AL)
  • E muito mais


O Grupo Afro Ijexá, por exemplo, apresenta músicas dedicadas aos povos de matriz africana. O dia também contará com os cortejos de Samba de Coco Raízes de Arcoverde (PE) e Centro de Tradições Nordestinas Chegança – Espetáculo Chegança (MA).

Sexta-feira (9)

  • Grupo Akirasiavu Puya Txurã Ãdeterã (AC) trará música indígena
  • Bloco de carnaval com o grupo Bloco da Esquina (MG)
  • Muita percussão com o Folia de Rua Potiguar (RN)
  • Centro de Tradições Nordestinas Chegança (MA) terá espetáculo com as riquezas do Maranhão
  • Alma Gaudéria (RS) apresentará o show “O Sul te Espera”, com muita música e dança farroupilha.
  • O cortejo fica por conta dos grupos Tambores do Tocantis e Mestre Márcio Bello (TO), Associação Folclórica Zeca e Bibi Costa (AP) e Quadrilha Junina Século XX – “Se essa Rua Fosse Minha” (SE), dentre outros.


Sábado (10)

  • Cia de Dança do Pantanal – Guadakan (MS) vai levar música indígena no terceiro dia de evento
  • Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto (CE) mostra música popular cearense;
  • Cia Tradições – Tradições de uma Bahia (BA), terá dança afro, samba de roda e Maculelê
  • Orquestra Paranaense de Viola Capitinha (PR) apresenta música tradicional do estado.
  • O cortejo do dia fica por conta da Quadrilha Junina Zé Monteirão (RR); da Folia de Rua Potiguar (RN) e da Cia das Artes – Clandestinos apresentando “Rondônia Pôr do Sol” (RO), dentre outros.


Domingo (11)

  • Bloco Eduardo e Mônica (DF)
  • Grupo de Danças Folclóricas do Sesc Paraíba (PB)
  • Grupo Folclórico Boi Mascote (PA)
  • Dança Charme & Cia, com Samba, Charme e Hip Hop (RJ)
  • Entre outros
  • Cortejo de despedido fica por conta da Cia Tradições (BA) e da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto (CE).


SHOWS AO VIVO – As atrações musicais também fazem parte das experiências do Salão do Turismo 2024. Para curtir os shows nacionais, o visitante deverá estar inscrito no evento e, no dia do show, ao visitar a exposição, retirar uma pulseira que dará acesso a apresentação do artista nacional.

Brasil em Festas

O espaço “Brasil em Festas” vai apresentar ao público toda a diversidade cultural do país. Nele, os 26 estados e o Distrito Federal irão celebrar os principais festejos tradicionais de cada cantinho brasileiro. As secretarias de Turismo de cada localidade serão as responsáveis por levar as atrações.

Em um espaço de 485 m² será possível ver de perto atrativos culturais dos estados que movimentam o turismo e que atraem viajantes nacionais e estrangeiros. Celebrações consagradas como o Carnaval, o Bumba Meu Boi e as rodas de samba são apenas alguns exemplos do que se pode esperar dessa área exclusiva.

Gastronomia: só não vale ficar com água na boca

Roberto Castro/MTur
A gastronomia também estará MUITO presente no Salão Nacional do Turismo
A gastronomia também estará MUITO presente no Salão Nacional do Turismo

No espaço “Vitrine Brasil”, área dedicada a artesanato, design, gastronomia, agricultura familiar, manifestações artísticas, vinhos e cafés do Brasil, o público poderá apreciar vários produtos brasileiros e conferir quatro shows de cantores nacionais, que vão embalar os visitantes com muita música.

Mas não é só isso. A gastronomia também estará MUITO presente. É o caso da atração “Cozinha Show”. O espaço dedicado à culinária regional exibirá pratos típicos dos estados. Serão, ao todo, 27 receitas que os visitantes poderão aprender na hora, saboreando as delícias típicas de cada região.

Entre as iguarias da gastronomia, preparos como a tradicional moqueca baiana de peixe com camarão; os sabores do Norte, com o pato no tucupi; o petisco carioca de bolinho de feijoada ou a exótica carne de onça do Paraná estarão presentes entre os vários sabores a serem descobertos durante o evento.

QUINTA-FEIRA - O primeiro dia do Salão terá demonstração de pratos a exemplo do pirarucu de casaca, do Amazonas, e a Maria Isabel com farofa de banana, do Mato Grosso. Tocantins será representado com a receita de chambari, e o Distrito Federal vai levar a galinhada caipira ao pequi para os visitantes experimentarem.

SEXTA-FEIRA - O Maranhão chegará apresentando o seu arroz de cuxá, e Minas Gerais, o queridinho frango com quiabo. Os gaúchos, por sua vez, vão expor a paella campeira com farofa de pinhão, e os pernambucanos, a sua sobremesa cartola. Tem muita variedade, viu?!

SÁBADO - Quem estiver pelo evento no dia 10 de agosto vai poder provar o caldo de piranha, do Mato Grosso do Sul, e a virada paulista, de São Paulo. Indo para o Norte, Roraima irá mostrar ao público a damurida, e, diretamente da região Nordeste, o Ceará terá o tradicional feijão verde cremoso.

DOMINGO - Encerrando os quatro dias de evento, o Pará abrilhantará o Salão com a comida mais buscada no Google em 2023: o tacacá. Já a Paraíba vai levar à mesa o rubacão, e Sergipe, uma deliciosa trouxinha de aratu.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados