Festival Salvador Capital Afro terá rodadas de negócios com operadoras
Evento gratuito pretende conectar empreendedores e empresas para fomentar novos roteiros afrocentrados
A segunda edição do Festival Salvador Capital Afro, que acontece entre os dias 22 e 24 de novembro, trará rodadas de negócios voltadas especificamente para o afroturismo. Com entrada gratuita no Espaço Cultural da Barroquinha, no Centro Histórico, na capital baiana, o evento busca projetar a cidade como referência nacional e internacional em experiências turísticas afrocentradas.
Nas rodadas de negócios, após serem selecionados, os participantes, que são guias e empreendedores do setor, apresentarão roteiros ou experiências turísticas para as agências e operadoras, buscando construir parcerias comerciais. A intenção desta iniciativa é que esses roteiros possam ser incluídos nos catálogos das agências e operadoras de Turismo nacionais e internacionais.
Para Simone Costa, especialista em Turismo do Prodetur Salvador, a cidade tem um grande potencial para o Afroturismo, diante da sua grandeza do repertório e riqueza histórica e cultural. “Proporcionamos um Afroturismo que se transversaliza com diversos segmentos, como o Turismo de negócio, Turismo cultural, de entretenimento, de sol e praia, religioso, de eventos, de experiências, entre outros. O Afroturismo em Salvador não tem sazonalidade e se apresenta como uma estratégia poderosa para a geração de renda e a inserção definitiva da comunidade negra na economia do Turismo”.
O evento também pretende reunir atividades voltadas para valorização e fomento da economia criativa preta da cidade, assim como para estímulo ao desenvolvimento de políticas públicas necessárias para o posicionamento de Salvador como uma cidade antirracista.
“Este ano, vamos contar com um time muito qualificado de operadoras e agências de viagens, que estão de olho no potencial de criatividade e autenticidade das experiências turísticas da cidade, para apresentar aos seus clientes e realizar vendas o ano inteiro. É uma oportunidade de ouro para quem quer expandir o alcance dos produtos”, conta o cofundador do Diáspora.Black, Antônio Pita.