Karina Cedeño   |   17/07/2023 12:13
Atualizada em 17/07/2023 13:33

Praia Acessível já fez mais de 10,7 mil atendimentos em Fortaleza

Programa possibilita o banho de mar a pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida


PANROTAS / Karina Cedeño
George de Oliveira Melo coordena o programa Praia Acessível
George de Oliveira Melo coordena o programa Praia Acessível

FORTALEZA (CE) - O programa Praia Acessível, que possibilita o banho de mar a pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, já registrou a marca de 10,7 mil atendimentos em Fortaleza.

Localizado na Avenida Beira Mar, 848, na Praia de Iracema, o programa oferece área com esteira de acesso e cadeiras anfíbias para o banho de mar e conta também com estrutura para vôlei e frescobol adaptados, piscinas, cadeiras e mesas cobertas com toldos, banheiro acessível e itens de segurança.

“O objetivo desse projeto é proporcionar o banho de mar a qualquer pessoa, sendo totalmente inclusivo. Atendemos pessoas com deficiência, autismo, down, mobilidade reduzida e quem tem medo de mar. Trabalhamos com muita segurança e contamos com salva vidas do corpo de bombeiros e da Guarda Municipal”, conta o coordenador do projeto, George de Oliveira Melo. Por mês, o programa faz de 150 a 250 atendimentos.

PANROTAS / Karina Cedeño
O programa oferece área com esteira de acesso e cadeiras anfíbias para o banho de mar
O programa oferece área com esteira de acesso e cadeiras anfíbias para o banho de mar


Banho de mar seguro

Tércia Figueiredo, uma das pessoas atendidas pelo Praia Acessível, aprova a iniciativa e diz se sentir segura com ela. "É incrível conseguir dar um mergulho no mar, porque nós ficamos na barraca de praia apenas olhando o mar ou alguém que nos acompanha tem que fazer um grande esforço para tentar nos levar até lá. O Praia Acessível é muito apropriado, pois nos dá segurança, somos acompanhados no mar e ficamos relaxados, eles sabem o cuidado de que precisamos. Espero que o projeto nunca acabe e que possa ser divulgado para fora, para que o deficientes venham para cá como turistas, porque aqui eles conseguem aproveitar a praia”, comenta Tércia.

PANROTAS / Karina Cedeño
Tércia Figueiredo aprova o programa Praia Acessível e se diz segura para fazer o banho de mar com ele
Tércia Figueiredo aprova o programa Praia Acessível e se diz segura para fazer o banho de mar com ele


Agendamentos

Os agendamentos do Praia Acessível podem ser feitos pelo e-mail acessibilidade@setfor.fortaleza.ce.gov.br, pelo telefone (85) 3257-1000 ou na Estação de Fortaleza, na Avenida Beira Mar, 848. Os atendimentos são realizados de terça a sábado, das 9h às 13h.

O Portal PANROTAS viaja a convite da Secretaria de Turismo de Fortaleza.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Sobre os comentários nas notícias da PANROTAS, importante mencionar que todos eles passam por uma mediação prévia. Os comentários não são publicados imediatamente e não há garantia de publicação. Estimulamos toda e qualquer manifestação que tenha relação com o contexto da matéria, que encoraje o debate, complemente a informação e traga pontos de vistas diferentes.