México perdeu R$ 600 milhões do Brasil após exigir visto físico de turistas
Depois de ter cancelado o visto eletrônico, país perdeu 92.784 turistas brasileiros
O Conselho Nacional Empresarial Turístico (CNET) reconheceu como um grande avanço a retomada dos vistos eletrônicos do México para brasileiros e se manifestou a favor da medida, lembrando que o Brasil sempre foi um dos principais emissores de turistas para o destino.
“O CNET reconhece a decisão do governo mexicano de colaborar com o Brasil, que era um mercado que havíamos perdido e desde o início deste ano insistíamos que deveria ser recuperado”, destacou o presidente do Conselho Nacional Empresarial Turístico, Braulio Arsuaga.
Vale lembrar que Brasil e México resolveram adotar, de maneira bilateral, um sistema de vistos eletrônicos para facilitar o deslocamento dos viajantes entre ambos os países. O acordo foi realizado em Bruxelas, durante reunião entre a Comunidade dos Estados Latinoamericanos e Caribenhos (Celac) e a União Europeia.
Perda de US$ 123 milhões do Brasil
Há três meses, durante negociações do CNET, Arsuaga pediu a facilitação do ingresso de turistas brasileiros no México, destacando que o Brasil chegou a ser o terceiro principal mercado emissor para o país.
No que se refere ao mercado de viagens ao Exterior, o Brasil ocupa o primeiro lugar na América Latina e é um dos mais importantes do mundo. No ano passado, o País foi o principal mercado de viagens na América Latina e estima-se que o vigésimo mercado mais importante a nível mundial.
O México cancelou o visto eletrônico para brasileiros em agosto do ano passado, e de lá até março deste ano calcula-se que o país perdeu 92.784 turistas brasileiros, o que representa perda de US$ 123,5 milhões (mais de R$ 600 milhões). Nesse período, o Brasil deixou, pela primeira, vez, de aparecer no ranking dos 10 principais emissores de turistas para o México.
Com informações do site Ladevi, mídia parceira da PANROTAS.