"País do forró", Sergipe encanta a todos na WTM Latin America
Destinos proporcionou um verdadeiro show em seu estande com materiais disponíveis para os visitantes

Com a presença do governador do estado, Fábio Mitidieri, do secretário de Estado Turismo, Marcos Franco, da equipe técnica da Setur - que divulgou as potencialidades e os atrativos turísticos de Sergipe em todas as vertentes (sol e praia, Turismo religioso, cultural, gastronômico), englobando tanto os roteiros de Aracaju quanto do interior do Estado - e de representantes do trade turístico sergipano, o estande também foi palco de uma intensa rodada de negócios com integrantes das mais importantes operadoras e agências de viagens do país.
Sergipe foi apresentado ao público como o “país do forró” e com uma novidade: serão 30 dias ininterruptos de festa em junho deste ano. Diante disso, como uma espécie de aperitivo, o destino preparou pocket shows para os visitantes. Na segunda-feira, o cantor e acordeonista Mestrinho entoou grandes clássicos do mais famoso ritmo nordestino e, na terça e quarta-feira, Pedro Luan levou ainda mais forró para o Expo Center Norte, transformando o estande do Governo de Sergipe em um verdadeiro arraial, com música, dança e alegria. Uma palhinha do que os turistas podem experimentar em Sergipe durante os festejos juninos.
"Estamos preparando Sergipe para uma nova era de desenvolvimento, e o Turismo é um dos vetores que temos priorizado para promover essa transformação. Temos uma gestão totalmente empenhada em recolocar o estado entre os destinos mais procurados durante todo o ano e, em especial, durante os festejos juninos, porque Sergipe é o país do forró", afirmou o governador.
NEGÓCIOS À VISTA E ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS
Logo no primeiro dia de WTM Latin America, o destino realizou reuniões com o presidente e a diretora de Negócios Internacionais da Embratur, Marcelo Freixo e Jaqueline Gil; e com as executivas da Decolar, Vanessa Silva e Renata Bufarat. Outras reuniões de negócios foram realizadas no estande de Sergipe com executivos da Befly, CVC, Orinter, Promo Operadora e Azul Viagens.A participação na feira fez parte do planejamento de ações do governo para posicionar Sergipe como um dos principais destinos turísticos do país. O governo, aliás, está tratando o Turismo como uma política de Estado. Para o secretário Marcos Franco, não há dúvidas da importância do setor para o progresso da economia ao gerar mais oportunidades de emprego e renda.

No interior do Estado, ressalta-se Xingó, o quinto maior cânion navegável do mundo, localizado em Canindé do São Francisco. O Parque dos Falcões, em Itabaiana, único centro de criação, multiplicação e preservação de aves de rapina da América do Sul. Há, ainda, praias com estrutura de beach clubs.
Do litoral sul sergipano, destaca-se a Praia do Saco, em Estância, a 70 quilômetros da capital, eleita uma das cem mais bonitas do mundo de acordo com a revista francesa Grands Voyageurs.
Sem falar nas diversas cidades históricas, entre elas, Laranjeiras, onde se pode ver a força da arquitetura colonial. Ali, ruas, casarios, igrejas, tudo respira a mais pura história. Outro exemplo é São Cristóvão, a quarta cidade mais antiga do Brasil e a primeira capital do Estado. Nesses dois municípios, a cultura se faz fortemente presente.
Destaque também para o Turismo religioso, com importantes manifestações como a Romaria do Senhor dos Passos, em São Cristóvão, uma das maiores do Nordeste, atraindo em torno de 70 mil fiéis, e a Romaria de Bom Jesus dos Navegantes, com a procissão no Rio São Francisco, em Propriá.
Na gastronomia, Sergipe é conhecido pelo caranguejo uçá, recentemente alçado a Patrimônio Cultural e Imaterial, e pela mangaba, fruta típica do Estado, que é base para doces, geléias, bolos, entre outras iguarias. E, claro, a queijadinha, cuja receita foi criada há mais de 200 anos e é Patrimônio Imaterial de São Cristóvão.
Não há dúvidas de que Sergipe foi colocado em evidência e ainda há muito que encantar.
Vale mencionar que as ações foram possíveis por meio de parcerias com as Prefeituras de São Cristóvão e de Estância, que ofereceram produtos e suporte para a experiência gastronômica vivenciada pelos visitantes. A Setur também contou com o apoio da Abih-SE e da Fecomércio-SE, que forneceram itens promocionais. O estande na WTM Latin America foi fruto de uma parceria do governo do Estado com a prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria de Turismo da capital.