Turismo de São Paulo lista boas práticas para o pós-crise
Objetivo é compartilhar as boas práticas, que poderão ser replicadas em outras regiões
Programas de crédito, reforma e limpeza de atrativos turísticos, incentivo a serviços de entrega, políticas de descontos e reorganização do calendário de festas regionais são algumas das medidas adotadas por municípios paulistas para minimizar o impacto da covid-19 no Turismo do Estado.
O Centro de Inteligência da Economia do Turismo, da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, realizou em abril uma pesquisa com as prefeituras de 150 estâncias e municípios de interesse turístico para entender como as cidades têm se organizado neste momento e compartilhar as boas práticas, que poderão ser replicadas em outras regiões. O estudo levou em conta os dados de 201 entrevistas.
Em São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos, por exemplo, um grupo de empresários criou o programa de “Voucher Sócio Econômico”, que concede descontos de até 20% em pousadas, restaurantes, lojas e outros estabelecimentos para serem usados após a crise. Parte da renda será destinada ao fundo de assistência.
O Programa de Crédito Turístico, criado pelo Governo de São Paulo para facilitar o acesso de empresas e prefeituras a linhas de financiamento oferecidas por instituições financeiras, também foi destacado na pesquisa.
VEJA A LISTA DE BOAS PRÁTICAS LISTADAS PELA SECRETARIA DE TURISMO DE SÃO PAULO:
1 - Reorganização do calendário de eventos e festividades, priorizando o adiamento em vez de cancelamento;
2 - Campanhas de conscientização para combater a Covid-19 e sobre os impactos no Turismo, usando conteúdo digital, vídeos, cartilhas, boletins, tours virtuais, carros de som, informativos por mensagem de celular, orientações online e via telefone;
3 - Incentivo a serviços de delivery ou drive-thru em propriedades rurais turísticas, bares e restaurantes;
4 - Reforma, limpeza e organização de atrativos turísticos;
5 - Atualização de inventário turístico, planos, materiais promocionais, organização de documentos, ações e serviços internos;
6 - Divulgação de campanha “não cancele, adie sua viagem”;
7 - Capacitação, treinamentos e reuniões entre trade, setor público, conselhos de turismo e agentes locais;
8 - Campanhas para doação de alimentos e produtos de higiene;
9 – Programa de Crédito Turístico do Estado de SP e outras políticas de crédito;
10 - Implantação de plataforma de venda on-line com suporte do setor público;
11 - Venda de vale-presente antecipado para serem usados depois da crise (pacote de viagem ou hospedagem, por exemplo);
12 - Bônus e benefícios para próximas viagens;
13 – Manutenção de salários dos funcionários de pousadas e estabelecimentos.
O Centro de Inteligência da Economia do Turismo, da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, realizou em abril uma pesquisa com as prefeituras de 150 estâncias e municípios de interesse turístico para entender como as cidades têm se organizado neste momento e compartilhar as boas práticas, que poderão ser replicadas em outras regiões. O estudo levou em conta os dados de 201 entrevistas.
Em São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos, por exemplo, um grupo de empresários criou o programa de “Voucher Sócio Econômico”, que concede descontos de até 20% em pousadas, restaurantes, lojas e outros estabelecimentos para serem usados após a crise. Parte da renda será destinada ao fundo de assistência.
O Programa de Crédito Turístico, criado pelo Governo de São Paulo para facilitar o acesso de empresas e prefeituras a linhas de financiamento oferecidas por instituições financeiras, também foi destacado na pesquisa.
VEJA A LISTA DE BOAS PRÁTICAS LISTADAS PELA SECRETARIA DE TURISMO DE SÃO PAULO:
1 - Reorganização do calendário de eventos e festividades, priorizando o adiamento em vez de cancelamento;
2 - Campanhas de conscientização para combater a Covid-19 e sobre os impactos no Turismo, usando conteúdo digital, vídeos, cartilhas, boletins, tours virtuais, carros de som, informativos por mensagem de celular, orientações online e via telefone;
3 - Incentivo a serviços de delivery ou drive-thru em propriedades rurais turísticas, bares e restaurantes;
4 - Reforma, limpeza e organização de atrativos turísticos;
5 - Atualização de inventário turístico, planos, materiais promocionais, organização de documentos, ações e serviços internos;
6 - Divulgação de campanha “não cancele, adie sua viagem”;
7 - Capacitação, treinamentos e reuniões entre trade, setor público, conselhos de turismo e agentes locais;
8 - Campanhas para doação de alimentos e produtos de higiene;
9 – Programa de Crédito Turístico do Estado de SP e outras políticas de crédito;
10 - Implantação de plataforma de venda on-line com suporte do setor público;
11 - Venda de vale-presente antecipado para serem usados depois da crise (pacote de viagem ou hospedagem, por exemplo);
12 - Bônus e benefícios para próximas viagens;
13 – Manutenção de salários dos funcionários de pousadas e estabelecimentos.