Da Redação   |   09/10/2024 14:46
Atualizada em 09/10/2024 14:52

Festas maiores e grandes casas de shows embalam entretenimento carioca

Inauguração do Roxy Dinner Show e novidades no réveillon e no carnaval prometem atrair mais turistas

PANROTAS / Emerson Souza
Artur Luiz Andrade, da PANROTAS, Carlos Werneck, do Visit Rio, Alexandre Accioly, do Roxy Dinner Show, e Luis Calainho, do Blue Note Rio
Artur Luiz Andrade, da PANROTAS, Carlos Werneck, do Visit Rio, Alexandre Accioly, do Roxy Dinner Show, e Luis Calainho, do Blue Note Rio

O trade turístico do Rio de Janeiro vem dizendo que não há mais baixa temporada. Dados da Embratur, por exemplo, mostram que o estado recebeu 868.730 visitantes estrangeiros nos sete primeiros meses de 2024, um aumento de 25% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Mas o verão continua sendo a imagem da alta temporada, tanto para o turismo internacional e o nacional. Se depender de entretenimento, a próxima estação tem tudo para ser das mais quentes na cidade (e a crise climática cuida de garantir a alta dos termômetros).

No PANROTAS Next Rio, realizado ontem no Fairmont Copacabana, dois painéis discutiram as novas oportunidades para o turismo trazidas por réveillon e carnaval, as duas maiores festas da cidade, e por novos equipamentos.

O primeiro painel reuniu Carlos Werneck, presidente-executivo do Visit Rio; Alexandre Accioly, do Roxy Dinner Show, e Luiz Calainho, do Blue Note. O segundo teve Patrick Correa, presidente da Riotur, e Rafaela Bastos, diretora de Marketing da Liga Estadual das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa).

Roxy Dinner Show será inaugurado no dia 17

PANROTAS / Emerson Souza
Alexandre Accioly, empresário do Roxy Dinner Show
Alexandre Accioly, empresário do Roxy Dinner Show

Antes e depois dos painéis, o Portal PANROTAS conversou com os participantes do evento para detalhar o que vem por aí nos próximos meses. A primeira grande novidade na programação de entretenimento da cidade acontece ainda na primavera, com a inauguração do Roxy Dinner Show, no próximo dia 17.

A nova casa de shows, no coração de Copacabana, ocupa um dos mais conhecidos cinemas de rua da cidade, que marcou diferentes gerações:

“Vamos abrir para valer daqui a dez dias, sem soft opening. Dá um frio na barriga esta contagem regressiva. Estamos terminando a obra, fazendo os últimos ajustes no espetáculo musical, que envolve dezenas de artistas e um investimento grande em tecnologia, e acabando de testar o menu do jantar em três etapas. Tudo acontecendo ao mesmo agora. É uma experiência completamente diferente para mim"

Alexandre Accioly, empresário do Roxy Dinner Show

O programa no Roxy vai começar às 19h, com serviço de jantar e música ao vivo. Às 21h30 tem início o show de 90 minutos “Aquele abraço”, dirigido por Abel Gomes, que assinou, entre outros espetáculos grandiosos, a abertura dos Jogos Olímpicos no Maracanã. A experiência do dinner show é voltada para turistas, ressalta Accioly.

“O Rio tem diversos equipamentos turísticos diurnos. Mas há uma carência de entretenimento noturno. Uma cidade não vive apenas de bons botequins. O Roxy vem para ajudar o trade turístico carioca e brasileiro a oferecer uma experiência melhor para o visitante. Já temos três locais demarcados para embarque e desembarque de automóveis, vans e ônibus"

Alexandre Accioly, empresário do Roxy Dinner Show

Blue Note Rio

PANROTAS / Emerson Souza
Luiz Calainho, do Blue Note Rio<br/>
Luiz Calainho, do Blue Note Rio

O Roxy renasce voltado para o turismo principalmente porque o espetáculo será sempre o mesmo. Diferentemente do Blue Note, filial da casa de música de Nova York na Praia de Copacabana. Cada noite tem um ritmo diferente, que pode ser samba, rock, pop... As apresentações acontecem em dois sets, às 20h e às 22h30.

O empresário Luiz Calainho, dono da marca no Brasil, destaca que o dia de mais sucesso entre os turistas é a quarta-feira:

“O Rio tem beleza natural, mas entretenimento é fundamental para o turismo. Nossas quartas com shows de bossa nova são muito procuradas por estrangeiros. De um modo geral, 30% do nosso público hoje já é de visitantes de fora da cidade. Cobramos ingresso somente para os shows. Antes ou depois, o visitante pode aproveitar a varanda ou o piano bar”

Luiz Calainho, do Blue Note Rio

Em setembro, o Blue Note passou a abrir também para brunch aos domingos, ao som de bossa nova. E Calainho avisa que ainda há ingressos para a festa de final de ano, que ocupará os três ambientes da casa e terá DJs e a bateria da Acadêmicos do Grande Rio.

As duas atrações são complementares, segundo Carlos Werneck, do Visit Rio. “O Roxy tem um apelo maior para o turista; já o Blue Note atrai um público também local, por conta da programação diversificada. E da boa gastronomia. Este será um tema que o Visit Rio vai trabalhar em 2025. Com duas estrelas Michelin, cotação máxima do guia no Brasil, o Rio tem hoje três restaurantes, Lasai, Oro e Oteque, a mesma quantidade de São Paulo.”

Carnaval e Réveillon ainda maiores

PANROTAS / Emerson Souza
Patrick Correa, presidente da Riotur
Patrick Correa, presidente da Riotur

Mas quando o assunto é réveillon, o que o trade quer mesmo saber é a lista de atrações musicais confirmadas para os muitos shows ao longo das areias da Praia de Copacabana.

“Vamos anunciar nos próximos dias”, promete Patrick Correa, presidente da Riotur. “Posso adiantar que teremos um palco a mais, além dos 12 do réveillon passado”, complementou.

Já o carnaval, a outra grande celebração oficial da cidade, terá pela primeira vez três noites de desfiles da Série Ouro, com quatro escolas de samba em cada dia.

“A Série Ouro é a que mais atrai turistas, e será muito bom ter um terceiro dia. Queremos que o carnaval movimente ainda mais a economia da cidade com outros eventos. Em 2025, por exemplo, teremos ensaios técnicos, que são gratuitos, com som e luz”

Patrick Correa, presidente da Riotur

“Estávamos apreensivos com esta terceira noite”, comenta Marcelo Siciliano, presidente da Abav-RJ, que comercializa o Setor 9, voltado para turistas. “Mas os três dias venderam muito bem. Em novembro, faremos um treinamento para os agentes sobre os tíquetes digitais”.

“As mudanças vão potencializar o carnaval”

Rafaela Bastos, da Liesa

Carla Lencastre, especial para o Portal PANROTAS.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados