Laura Enchioglo   |   08/08/2024 08:35

Circuito Litoral Norte (SP) destaca crescimento do Turismo náutico

Região possui projetos de implantação de marinas públicas, serviço SAC náutico e mais


Marco Yamin/Sectur Ilhabela
Velas em Ilhabela
Velas em Ilhabela

Um estudo realizado em 2018 pelo Fórum Náutico Paulista, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, revelou que cada embarcação gera em média 8 empregos diretos e indiretos. Hoje, a região possui vagas para cinco mil embarcações.

Projetos como a implantação de marinas públicas, o serviço SAC Náutico (inspirado no modelo da Bahia) e o fortalecimento da cadeia de manutenção e serviços prometem ampliar ainda mais o impacto econômico do Turismo náutico na região.

O presidente do Fórum Náutico Paulista, Marco Antônio Castello Branco, destaca que a importância do Circuito Litoral Norte para o Turismo paulista e brasileiro é enorme.

"Temos um potencial em São Sebastião, Caraguatatuba, Ubatuba, Ilhabela e Bertioga enorme. Quem teve oportunidade de conhecer pelo mundo outras praias e outros serviços turísticos náuticos pode perceber o valor que nós temos aqui. E não só nas praias, agora nós temos avistamentos de baleias e cetáceos, nós temos uma vida no mar no Litoral Norte de São Paulo impressionante"

Marco Antônio Castello Branco, presidente do Fórum Náutico Paulista

O Litoral Norte tem investido em infraestrutura para atender à crescente demanda do turismo náutico. Destacam-se a inauguração de uma garagem para jet skis em São Sebastião, o transporte aquaviário de passageiros em Ilhabela e a construção do segundo maior molhe do Brasil em Caraguatatuba, que otimizou a navegação e abriu espaço para novos empreendimentos.

Já em Bertioga, a reforma do flutuante do Píer Municipal, concluída no último dia 22 de julho, trouxe mais segurança e mobilidade para o embarque e desembarque de passageiros, impulsionando ainda mais o turismo náutico na cidade.

Atrações do Turismo náutico

Descubra os principais atrativos nas cinco cidades do Circuito Litoral Norte:

Bertioga

  • Passeio de Escuna: Escunas realizam roteiros por diversas praias e pontos de interesse, como o Forte São João, o Canal de Bertioga e praias como Guará, Ilha Rasa e Praia do Iporanga.

  • Canoa Acessível no Rio Jaguareguava: A prática de canoagem é facilitada pelo uso de catamarãs adaptados para pessoas com deficiência, proporcionando um percurso que inclui manguezais, restingas e cachoeiras.

Caraguatatuba

  • Cocanha: Passeios de lancha exploram os ilhotes da Cocanha e sua fazenda de mariscos, além de contar com marinas e oportunidades para mergulho, jet ski e pesca esportiva.

  • Rio Juqueriquerê: O rio oferece navegação fluvial, com paisagens de manguezais, restingas e Mata Atlântica.

Ilhabela

  • Passeio de barco para Castelhanos: A Praia de Castelhanos é acessada apenas por mar, com paradas em praias como Praia da Fome e Saco do Eustáquio.

  • Vela e navios de cruzeiro: A cidade proporciona condições para a prática de vela e recepção de navios de cruzeiro, oferecendo experiências náuticas variadas.

São Sebastião

  • Arquipélago de Alcatrazes: Localizado a cerca de 33 quilômetros da costa, este arquipélago é uma unidade de conservação com paisagens de rochedos e vida marinha diversificada, com visitas monitoradas.

  • Passeio para as Ilhas: Ilhas próximas às praias de Barra do Sahy e Juquehy oferecem águas calmas para atividades como navegação, jet ski, caiaque e stand-up paddle.

Ubatuba

  • Ilha Anchieta: Parte do Parque Estadual da Ilha Anchieta, é propícia para passeios de lancha ou escuna, com atividades como mergulho e visitas a ruínas históricas.

  • Ilha das Couves: Acessível por barco ou lancha, é reconhecida por suas praias adequadas para snorkeling.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados