Beatrice Teizen   |   26/04/2024 15:41
Atualizada em 29/04/2024 12:00

Confira como será a operação do show da Madonna no Rio

Cantora pop se apresenta na Praia de Copacabana dia 4 de maio em mega esquema similar ao Réveillon


Prefeitura do Rio/Rafael Catarcione

A Prefeitura do Rio apresentou o plano operacional preparado para o show da Madonna, marcado para o dia 4 de maio, em Copacabana. Uma força-tarefa de cerca de três mil agentes municipais de 11 órgãos atuará para garantir a ordem pública, a fiscalização do trânsito, a limpeza, o atendimento de emergência e o bem-estar dos cariocas e visitantes. Um público estimado em 1,5 milhão de pessoas deverá lotar a orla da praia para o evento “The Celebration Tour in Rio”, que comemora os 40 anos de carreira da diva pop.

A Operação Madonna prevê que, na noite da apresentação, a Praia de Copacabana tenha uma preparação similar a que é realizada na festa do Réveillon. O palco onde se apresentará a artista está sendo montado em frente ao Copacabana Palace. O show está marcado para começar às 21h45 e terá duas horas de duração. A abertura da festa será com a apresentação de DJs, incluindo Diplo, a partir das 19h.

Haverá 18 torres de sonorização espalhadas ao longo da Praia de Copacabana para garantir que o som chegue a todo público. Serão disponibilizadas 550 cabines sanitárias em toda a orla do bairro.

O Governo do Estado também apresentou o plano operacional de segurança, que prevê a atuação de 3,2 mil militares, 64 viaturas e 65 torres de monitoramento na região. Ruas transversais da orla terão fechamento com grades e controle de acesso. Serão 18 pontos de bloqueio e de revista com reconhecimento facial.

As estações do metrô em Copacabana terão revista com detectores de metais. Serão utilizados drones de reconhecimento facial e 12 câmeras extras de reconhecimento facial. Além disso, a Polícia Militar anunciou a criação de um centro de comando e controle na Praça do Lido para atuar durante o show. A Polícia Civil terá 1,5 mil agentes de prontidão.

Riotur reforçará postos de atendimento ao turista

Além da coordenação operacional do show, com acompanhamento da implantação das estruturas operacionais, a Riotur preparou um esquema especial para todo o receptivo turístico. Os postos de informações localizados nos postos 2 e 5 de Copacabana vão funcionar no dia dos show das 8h de sábado às 3h de domingo.

Já no Centro Integrado de Atendimento ao Turista (CIAT), localizado na Avenida Princesa Isabel, 183, o funcionamento no dia do show será das 9h de sábado às 4h de domingo.

Monitoramento remoto com 100 câmeras

O Centro de Operações Rio (COR) vai monitorar todo o evento com mais de 100 câmeras. Um efetivo de 50 operadores estará de plantão na Sala de Situação, na Cidade Nova, diante do videowall de 104 metros quadrados. Os operadores vão acompanhar os principais pontos de bloqueio e acessos ao bairro de Copacabana. Um drone será utilizado para auxiliar a operação nos pontos em que não existem câmeras de monitoramento.

O COR vai utilizar a experiência operacional do Réveillon para orientar os agentes municipais nas ações do show. Já o Sistema Alerta Rio estará de plantão no COR com meteorologistas e técnicos que estarão acompanhando em tempo real as condições do tempo na cidade durante o evento.

Linha especial e terminais temporários para transporte do público

Para garantir a mobilidade dos espectadores, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) preparou um planejamento especial. O sistema de ônibus, incluindo o BRT e as linhas municipais envolvidas neste serviço, vai operar ininterruptamente, 24 horas. O Terminal Gentileza será o ponto central de conexão entre os BRTs, as linhas intermunicipais, a Rodoviária e o Aeroporto do Galeão.

Reprodução/Instagram
Madonna se apresenta gratuitamente no Rio dia 4 de maio
Madonna se apresenta gratuitamente no Rio dia 4 de maio

A grande novidade é a criação da linha exclusiva Gentileza x Madonna para transportar os espectadores do Terminal Gentileza até o local do show, passando pelo Aterro do Flamengo. As partidas começam às 13h do sábado (4/5). Até as 19h30, o desembarque dessa linha será na Avenida Princesa Isabel 186, próximo ao McDonald’s. Após esse horário, o ponto de desembarque será na Enseada de Botafogo. A tarifa dessa linha exclusiva será de R$ 8,60, ida e volta, com controle de acesso e pagamento exclusivo por meio da plataforma de bilhetagem Jaé. No momento da compra, os passageiros receberão uma pulseira para facilitar o retorno para casa. O embarque da volta será realizado na Enseada de Botafogo, da meia-noite às 4h de domingo. Para isto, bastará apresentar a pulseira para entrar no ônibus.

A Prefeitura orienta que os passageiros que utilizarão este serviço exclusivo baixem o aplicativo do Jaé com antecedência e efetuem a carga de R $8,60 ou recarreguem os seus cartões.

A partir das 18h até as 19h30, apenas ônibus e táxis terão permissão para circular por Copacabana. As linhas que atravessam a Enseada de Botafogo poderão utilizar essa rota somente até as 19h30. Após esse horário, somente as linhas determinadas pela SMTR terão acesso ao terminal da Enseada de Botafogo.

A partir das 19h30 haverá dois terminais de ônibus para embarque. Um na Enseada de Botafogo, próximo ao Botafogo Praia Shopping, servindo passageiros com destino à Central, Terminal Gentileza e alguns bairros da Zona Norte, como Abolição, Jacaré, Penha e Ilha do Governador.

O outro ponto de embarque estará localizado na altura do Posto 6, com ônibus convencionais e executivos direcionados aos bairros da Zona Oeste, como Barra da Tijuca (Terminal Alvorada), Cidade de Deus, Recreio, Piabas, Santa Cruz, Rio das Pedras e Campo Grande.

Metrô e Supervia terão operação especial

O Metrô terá oferta máxima de trens desde as 15h do dia do show. O embarque poderá ser feito em todas as estações. O Metrô Rio recomenda que o desembarque seja feito pela estação Siqueira Campos. Já na estação Cardeal Arcoverde, o desembarque é apenas das 16h às 22h. Após o show, as estações Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo funcionarão até as 4h de domingo. Após à meia noite de sábado, as demais estações do sistema somente funcionarão para desembarque.

Já na Supervia, a estação Central do Brasil estará aberta até as 21h15 para o desembarque do público que irá ao show. No retorno, os ramais Santa Cruz, Saracuruna e Japeri funcionarão das 0h15 às 2h15 de domingo.

Marinha faz fiscalização das embarcações

A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos, está realizando a fiscalização das embarcações que desejam se posicionar no mar para acompanhar o show. Até ontem (25), foram vistoriadas 123 embarcações, sendo 78 aprovadas para entrarem na área de interdição marítima prevista para o evento, e 45 ainda com pendências a serem sanadas.

A interdição da área marítima por conta do show ocorrerá das 12h do dia 4 de maio até 4h do dia seguinte. A Marinha vai atuar com 260 marinheiros, em quatro navios patrulha e oito embarcações de inspeção naval.

Esquema especial de tráfego para o show Madonna

Para atender a grande movimentação de pessoas prevista para o evento, será implantado esquema especial de trânsito com diversas interdições e proibições de estacionamento na região. A CET-Rio estará com todos seus recursos operacionais envolvidos. Atuará com 205 pessoas, entre operadores e apoiadores de tráfego, 49 motocicletas, dez reboques e 26 viaturas operacionais, que trabalharão para manter a fluidez do trânsito, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios necessários na região.

Serão instalados 420 galhardetes de proibição de estacionamento no bairro de Copacabana para alertar os motoristas sobre as 3 mil vagas suprimidas na região. Também serão utilizadas 44 faixas de orientação e 31 painéis de mensagens variáveis que informarão sobre as alterações no trânsito, os horários e locais dos bloqueios, as restrições de estacionamento, além das condições do tráfego.

Técnicos da CET-Rio situados no Centro de Operações Rio (COR) farão o monitoramento da região, permitindo que ajustes na programação dos semáforos, se necessário, sejam realizados.

Principais interdições para o Show Madonna

A partir da 0h de sábado (4/5)

Será proibido o acesso de ônibus fretados ao bairro de Copacabana. Além da proibição de acesso, o estacionamento a esses veículos também será proibido em Botafogo, Ipanema, Urca e Morro do Pasmado.

A partir das 7h de sábado (4/5)

Será interditada a pista junto à orla da Avenida Atlântica para implantação da Área de Lazer e a pista junto às edificações funcionará em reversível, conforme ocorre aos domingos e feriados. Além disso, a Avenida Atlântica, pista da orla, no trecho junto ao Leme, também será interditada.

A partir das 11h de sábado (4/5)

A pista junto às edificações da Avenida Atlântica e todos os seus acessos serão interditados.

A partir das 18h de sábado (4/5)

Todos os acessos ao bairro de Copacabana serão interditados, exceto para ônibus de linhas regulares e táxis.

A partir das 19h30 de sábado (4/5)

Haverá o bloqueio total dos acessos à Copacabana para todos os tipos de veículos, inclusive ônibus e táxis.

Liberação das vias

A partir das 4h de domingo (5/5)

Os acessos à Copacabana serão liberados para todos os veículos, permanecendo a interdição da Av. Atlântica, em ambas as pistas.

A partir das 7h de domingo (5/5)

Será aberta a pista das edificações da Avenida Atlântica, funcionando com a mão invertida (sentido do Posto 6 para o Leme), como ocorre aos domingos e feriados.

Proibição de estacionamento show Madonna

Para reduzir a possibilidade de conflito entre veículos e pedestres pelas vias de Copacabana, bem como para desestimular a utilização de veículos de passeio para chegar ao bairro, o estacionamento de veículos será proibido em todo o bairro a partir das 18h de quinta-feira (2/5) até às 6h de domingo (5/5).

Dicas show Madonna

  • É recomendado que os motoristas evitem passar pela região nos horários das interdições, procurando antecipar o horário de seus deslocamentos;
  • O uso do transporte público é a melhor opção para o deslocamento ao evento;
  • Respeitar os locais de proibição de estacionamento, observando toda a sinalização implantada na região;
  • Os motoristas devem, sempre que possível, evitar circular pelos bairros e vias onde ocorrerão os bloqueios dos acessos a Copacabana, Ipanema (principalmente na Rua Bulhões de Carvalho), Lagoa (altura do Corte do Cantagalo) e Botafogo (região das Ruas Real Grandeza, Rua da Passagem, Lauro Muller e Túnel do Pasmado), procurando rotas alternativas para seus trajetos.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados