Sebrae investe em Turismo de experiência e participa do Fórum PANROTAS
Instituição realiza trabalhos com Agentes de Roteiros Turísticos para o crescimento de DTIs pelo Brasil
O Sebrae está participando do Fórum PANROTAS 2024 com o objetivo de apresentar um trabalho realizado com Agentes de Roteiros Turísticos para o crescimento dos Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) pelo Brasil. A instituição vem investindo, há dois anos, na atuação desses agentes, estimulando o desenvolvimento dos DTIs, com o fortalecimento da governança e ampliação dos roteiros de viagem nos estados através do Turismo de experiência.
Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) são territórios turísticos sustentáveis e diferenciados que facilitam a interação e integração do turista com o destino, ofertando experiências memoráveis ao longo de toda a sua jornada. Até o momento, 200 agentes do Sebrae atuaram em 900 municípios de 20 estados, sendo responsáveis pela identificação e mapeamento de ofertas turísticas, capacitação e consultorias específicas, bem como desenvolvimento de produtos diversos.
Em nota, o Sebrae afirma que propiciar ao turista experiências marcantes deve ser o foco de qualquer empresa que decide atuar no setor de viagens de lazer. O segmento, cada vez mais decisivo na economia, vem registrando um crescimento anual de 30% ao ano e atualmente já responde por 9% do Produto Interno Bruto do país.
"Nossa intenção é apresentar as diversas rotas que estamos estruturando, por meio da rede de Agentes de Roteiros Turísticos, de forma que os canais de distribuição aqui presentes possam comercializá-las"
Germana Magalhães, analista de competitividade do Sebrae Nacional