Karina Cedeño   |   27/03/2023 12:59
Atualizada em 27/03/2023 13:01

Paranaguá (PR): o que o cruzeirista pode fazer na região

A cidade mais antiga do Paraná oferece uma série de atrativos para os mais variados perfis de turistas


Visit Brasil
Praia na Ilha do Mel, um dos principais atrativos de Paranaguá
Praia na Ilha do Mel, um dos principais atrativos de Paranaguá
A MSC Cruzeiros anunciou que, a partir de novembro deste ano, o Porto de Paranaguá, no Paraná, entrará em sua lista de roteiros para a próxima temporada de cruzeiros. A armadora utilizará o porto para itinerários a Itajaí (SC), Buenos Aires (Argentina) e Punta del Este (Uruguai).

Mas o que o passageiro que desembarca no Porto de Paranaguá pode fazer na região? Para quem não sabe, Paranaguá é a cidade mais antiga do Paraná e a maior do litoral paranaense. Quem desembarca lá, mesmo que apenas por um dia, encontra diversos atrativos turísticos que reúnem história, cultura e belezas naturais. Confira a seguir alguns deles:


Centro Histórico de Paranaguá
Localizado às margens do Rio Itiberê, o centro histórico de Paranaguá conta com museus, espaços culturais, casarões centenários do período colonial, lojinhas e restaurantes.

O visitante pode explorar o lugar a pé, começando pela Praça 29 de julho, que é a principal da cidade e fica próxima a diversos atrativos, como o Mercado Municipal do Artesanato (que, como o nome já diz, vende artesanato típico da região) e o Mercado do Peixe, onde é possível encontrar peixes e frutos do mar frescos a um bom preço.


Prefeitura Municipal de Paranaguá
Prefeitura Municipal de Paranaguá
Prefeitura Municipal de Paranaguá
É na Praça 29 de julho que está um dos atrativos mais fotografados pelos turistas: a estátua gigante de caranguejo, inaugurada em 2017. No local também fica o chafariz que marcou a instalação de água em Paranaguá no início do século, o farol e o obelisco, símbolo que celebra a elevação de Paranaguá à categoria de cidade.

No centro histórico o turista também pode visitar o Aquário de Paranaguá, que abriga animais marinhos e espécies exóticas.

Divulgação
Aquário de Paranaguá
Aquário de Paranaguá


Ilha do Mel

O grande destaque de Paranaguá é a Ilha do Mel, que pertence ao município. O acesso à ilha é feito somente por barco e nela não circulam carros, sendo toda a locomoção feita a pé por meio de trilhas ou pelas praias.

Grande parte da ilha é uma reserva ecológica e o patrimônio natural mais importante do local é a Gruta das Encantadas, situada no sul da ilha. Com cerca de 10 metros de extensão, a gruta está encravada entre rochas negras e pode ser acessada somente durante a maré baixa.

Visit Brasil
Praia na Ilha do Mel
Praia na Ilha do Mel
Outro atrativo na Ilha do Mel é o Farol das Conchas, que oferece belíssimas vistas da ilha. Não é possível entrar no farol, mas dá para acessá-lo por meio de uma escadaria com 150 degraus que leva até o topo do morro, onde está situado. Há, também, a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres de Paranaguá, erguida em 1770. Localizada à beira-mar, a fortaleza conta com canhões dos séculos 18 e 19. Na parte mais alta, um mirante oferece vista para as ilhas de Superagüi e das Peças.

Por fim, a Ilha do Mel oferece aos turistas belas praias, como a Praia da Gruta, a Praia das Encantadas, a Praia do Miguel, a Praia da Boia, entre outras.


Outros atrativos próximos a Paranaguá
Paranaguá fica a meia hora de carro de Morretes, onde é possível fazer o passeio de trem até Curitiba, oferecido pela Serra Verde Express em uma Maria Fumaça histórica. Morretes também conta com um charmoso centrinho, repleto de sorveterias artesanais e casarões históricos.


Divulgação
Passeio de trem em Morretes
Passeio de trem em Morretes
Outro destino que fica a apenas 55 km de carro de Paranaguá é Antonina, pequena cidade histórica paranaense que fica de frente para a Baía de Antonina, contornada por uma cadeia de montanhas da Serra do Mar. Antonina oferece atrativos para todos os perfis de turistas: há o rio Cachoeira, onde é possível praticar rafting; a Estrada do Bairro Alto, que oferece trilhas com direito a banho nas cachoeiras; e o Pico do Paraná, que é prato cheio para os adeptos do montanhismo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados