Nova York ganha exposição de arte pré-colombiana; veja fotos
Obras no Metropolitan Museum datam desde 200 d.C. até poucos séculos atrás; confira detalhes e fotos da exposição
"Todas as vezes que visito o Metropolitan Museum tenho a sensação de que os curadores não cansam de se superar": assim começa seu último post do Direto de NY o ex-coordenador técnico do U.S. Travel, David Prado, na blogosfera doPortal PANROTAS. A bola da vez no museu de Nova York é a exposição Golden Kingdoms: Luxury & Legacy in theAncient Americas, dedicada à arte pré-colombiana.
Peças oriundas dos povos maias são algumas das presentes no Metropolitan, datadas desde algumas centenas de anos após Cristo, até os últimos séculos antes do descobrimento da América.
"As peças foram organizadas seguindo a trajetória histórica destes povos, desde os primeiros assentamentos até as culturas mais desenvolvidas. São objetos de rara beleza criados em cerâmica, pedra, conchas e materiais nobres como o ouro, a turquesa e o jade", explicou Prado,
Segundo o especialista, que é doutorando em História da Arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais, os curadores do museu da big apple escolheram uma narrativa para a exposição conduzida principalmente por obras religiosas dos povos pré-colombianos.
As peças escolhidas são "provenientes de grandes coleções de arte, o que torna a exposição uma oportunidade única para se apreciar este tesouro da história da arte, reunido em um único local", continua o especialista.
Para mais detalhes e imagens da exposição, clique neste link.