Pedro Menezes   |   16/10/2024 08:01

Faturamento de bares e restaurantes recua em setembro

Entre os 24 estados analisados, Roraima foi o único a registrar crescimento


Midjourney
Na comparação anual, o cenário é parecido, com queda nacional de 4,5%
Na comparação anual, o cenário é parecido, com queda nacional de 4,5%

O setor de bares e restaurantes voltou a retrair no volume de vendas nacional em setembro (-4%), em comparação com o mês anterior, de acordo com dados da Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes (Abrasel). O resultado reflete um momento de oscilações no segmento, mas com potencial de recuperação nos próximos meses.

Entre os 24 estados analisados, Roraima foi o único a registrar crescimento, com uma leve alta de 0,8% nas vendas. Já os estados do Maranhão e Piauí tiveram as quedas mais acentuadas, de 6,7% e 6,5%, respectivamente. A retração também foi significativa nas regiões Sul e Sudeste, com destaque para o Rio Grande do Sul (5,3%) e São Paulo (3,9%).

Na comparação anual, o cenário é parecido, com queda nacional de 4,5%. No recorte estadual apenas Alagoas, Tocantins, Rio Grande do Sul e Roraima registraram bom desempenho, com destaque para o estado alagoano ( +7,9%). Por outro lado, Maranhão e Piauí apresentaram os piores resultados de -8,5% e -7,2%, respectivamente.

“Embora tenhamos enfrentado uma retração, as projeções para os próximos meses são positivas. O pagamento do 13º salário, além das festas e férias de fim de ano, deve impulsionar o consumo. Estamos confiantes em uma recuperação gradativa, especialmente a partir de novembro, quando esses fatores começam a impactar as vendas de forma mais significativa”

Presidente da Abrasel, Paulo Solmucci

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados