Governo de São Paulo lança programa inédito para desenvolver enoturismo
Setur-SP mapeou cinco rotas, com 55 vinícolas, e 11 vinícolas de 10 municípios
O Governo de São Paulo lançou o programa Rotas do Vinho de São Paulo, iniciativa inédita que reúne 66 vinícolas do Estado que oferecem experiências de enoturismo, como degustação de vinhos, visita à vinícolas, harmonização de vinhos com a gastronomia; entre outros.
O objetivo do programa é fomentar o enoturismo no Estado, além de promover o desenvolvimento local e regional dos destinos e dos produtores de vinho. Para isso, a Setur-SP mapeou cinco rotas, com 55 vinícolas, e 11 vinícolas de 10 municípios, chamadas de endoestinos, totalizando 66 vinícolas.
As rotas do enoturismo
- Rota da Alta Mogiana (Ribeirão Preto e região)
- Rota dos Bandeirantes (São Roque e região)
- Rota do Circuito das Frutas (Jundiaí e região)
- Rota Serra dos Encontros (Espírito Santo do Pinhal e região)
- Rota do Alto da Mantiqueira (São Bento do Sapucaí e região).
Os enodestinos
Já os enodestinos representam um conjunto de vinícolas que não estão agrupadas em rotas, pois estão dispersas pelo estado, mas merecem destaque dada a qualidade dos seus produtos e experiências que oferecem. Até agora, foram mapeadas 66 vinícolas (55 nas Rotas e 11 enodestinos) no programa Rotas do Vinho de São Paulo.
- Vinícola Villa Santa Maria, em São Bento do Sapucaí (Rota Alto da Mantiqueira), que oferece degustação guiada conduzida pelo Sommelier da casa
- Vinícola Ferracini, em Penápolis, se consolidando como a primeira vinícola localizada na Região Noroeste do Estado de São Paulo.