Rio de Janeiro se consolida como destino cervejeiro mundial
O site VinePair elegeu os 10 melhores destinos de cerveja do mundo para 2018 e o Rio de Janeiro ganhou seu espaço como a sétima colocada no ranking internacional. Cenário delicado, porém muito cultuado na cidade

A cidade vive o dilema do reconhecimento internacional conflitando com a falta de legalidade no processo de fabricação. Entretanto isso não impede as mais de 200 marcas registradas a compartilhar de suas criações pelas ruas cariocas.
Na última década, de acordo com empresários do ramo, houve um crescimento de 900% na quantidade de cervejeiros no Estado, setor que ainda dispõem de grande potencial. Quando comparados às grandes indústrias tradicionais, os resultados das artesanais são baixos, responsáveis por 1% dos quase 14 bilhões de litros produzidos em 2017. De acordo com os produtores regionais, os números reduzidos são reflexos de uma má distribuição, associado à falta de familiaridade do público com os produtos.
Uma das pioneiras no setor, a rede Pão de Açúcar é grande investidora do movimento; O mercado disponibiliza uma gestão específica para o melhor entendimento do consumidor sobre os diferentes estilos e variações de sabores das cervejas artesanais, aclimatando os fregueses às centenas de IPA, APA e Weiss- tipos de cervejas- expostas em suas prateleiras.

Ao lado de outros locais emergentes no cenário cervejeiro, o Rio de Janeiro mostrou seu potencial e promete aproveitar a singularidade do movimento.