Beatriz Contelli   |   31/01/2025 17:01

Parques naturais da Parquetur recebem 88% de satisfação dos visitantes

Espaços receberam mais de 330 mil visitantes no ano passado e enquadram-se na zona de Excelência


Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Chapada dos Veadeiros
Chapada dos Veadeiros

O índice NPS, que avalia a satisfação e lealdade de clientes de uma empresa - a ponto de recomendá-la para outras pessoas - é adotado de forma regular em todos os parques naturais concessionados pela Parquetur, que são o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO), Caminhos do Mar (SP), Parque Nacional do Itatiaia (RJ) e Parque Estadual do Ibitipoca (MG) –, além da Tirolesa Voo da Serra (no parque Caminhos do Mar).

Juntos, eles receberam 332 mil visitantes em 2024 e, desse total, 11.075 (ou 3,34%) responderam voluntariamente uma pesquisa de satisfação que, além do NPS, incluía avaliação (com notas de 1 a 1) das infraestruturas e serviços dos parques, além uma seção de comentários. No compilado geral dos dados de 2024, a Parquetur registrou uma média de 88,36% de satisfação, se posicionando na zona de Excelência, que vai de 75% a 100%, de acordo com a interpretação global do índice, que possui outras três zonas, que são qualidade, aperfeiçoamento e crítica.

“Cada parque tem seu próprio índice, capaz que observar as especificidades de cada operação. No entanto, como empresa responsável pela gestão do uso público de todos eles, nós observamos, com cuidado, um índice global que revela a percepção geral da companhia, do ponto de vista corporativo e dos parques”

Diretor-executivo da Parquetur, Pedro Cleto

O executivo reforça que os resultados obtidos com o NPS são insumos que contribuem para o monitoramento e a definição de estratégias amplas e direcionadas.

“Nós temos um time que atua diretamente no acompanhamento e avaliação dos dados gerais e individuais, de cada parque. Isso contribui para que possamos tomar medidas em real time, sempre que necessárias, buscando trazer visibilidade para os visitantes que realizam as pesquisas e trazem sugestões, visando a oferecer uma melhor experiências para estes e outros que visitam os parques”, analisa.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados