Veneza voltará a cobrar taxa de turistas em 2025; veja datas e valores
Taxa não é aplicada a turistas que se hospedarão na cidade
Numa forma de combater o overtourism, a cidade de Veneza, na Itália, irá estender a taxa que passou a cobrar de turistas neste ano. Agora, ela valerá também para 2025. Nos planos também estão o aumento de dias em que o turista precisa pagar para entrar na cidade. A taxa, no entanto, não é aplicada a turistas que se hospedarão na cidade.
Inicialmente, as restrições tinham sido aplicadas apenas das 8h30 às 16h, inicialmente por um total de 29 dias e abrangendo a maioria dos fins de semana de 25 de abril a meados de julho deste ano. Os viajantes tinham de marcar a sua visita on-line e pagar cinco euros para obter um QR Code que seria verificado em pontos de entrada específicos, lhes dando acesso aos bairros históricos da cidade.
O valor da taxa também subiu - na verdade, dobrou: passando de cinco para dez euros para aqueles que fizerem a reserva de última hora. Os turistas que se cadastrarem com pelo menos quatro dias de antecedência pagam ainda cinco euros.
No próximo ano, a taxa deverá ser paga entre sextas e sábados, além de feriados, do dia 18 de abril a 27 de julho. Agora, são 54 dias em que a taxa será aplicada, praticamente dobrando o quantidade de dias quando foi implementado em 2023. O horário da taxa permanecerá o mesmo - das 8h30 às 16h (horário local).