Intercâmbio: entenda o que é e quais são os destinos mais procurados
Pesquisa revela que 75% dos estudantes pretendem fazer intercâmbio
O intercâmbio é um tipo de experiência que está relacionado à passagem de um período fora do seu país de origem, seja para aprender uma nova língua, conhecer uma nova cultura ou para alcançar objetivos profissionais e acadêmicos. De acordo com o levantamento realizado pela Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio, apenas em 2022, 455 mil pessoas viajaram para fora do país.
A pesquisa ainda aponta que fazer intercâmbio está ou estava nos planos de 75% dos acadêmicos para estudar no exterior entre os anos de 2023 e 2025. O índice destaca que 28,6% dos estudantes pretendem viajar para outro país no 1º semestre de 2024 e outros 21% planejam fazer intercâmbio em 2025 ou no ano seguinte.
Uma das principais dúvidas é sobre quem pode ou não fazer intercâmbio, e não há nenhuma regra em específico. Todos os interessados são aptos para a experiência, o que muda é a motivação e o programa escolhido, com características diferentes e adequadas às necessidades de cada pessoa, como faixa etária ou nível de conhecimento.
Outra pesquisa realizada pela Conversion, agência líder em SEO no Brasil, revela que os dez destinos mais buscados pelos brasileiros nos últimos 30 dias, respectivamente, são: Canadá, Estados Unidos, Irlanda, Austrália, Portugal, Coreia do Sul, Espanha, Londres, Inglaterra e Itália. Entre eles, Canadá, Irlanda e Portugal estão listados como os países mais seguros.
Com diferentes modalidades, o intercâmbio acadêmico é destinado para as pessoas que pretendem estudar, desde níveis do ensino básico até graduação e programas de especialização, mestrado ou doutorado. Geralmente, o diploma é válido e reconhecido no país de origem e no país de certificação.
O intercâmbio de trabalho, por outro lado, permite atividades remuneradas em outro país durante esse tempo determinado, tanto para cargos específicos quanto funções que exigem menor profissionalização. Nessa modalidade, em muitos casos, estudar o idioma do país reduz os custos com o programa.
Ainda há o intercâmbio voluntário, no qual o intercambista pode ensinar um novo idioma, atuar em projetos de cunho ambiental ou social, em busca de beneficiar uma comunidade. E o intercâmbio de férias, com períodos mais curtos e objetivos culturais e linguísticos. Os valores são mais acessíveis, e fazer empréstimo online é uma boa alternativa para algumas semanas ou meses recheados de atividades para absorver a essência de um país estrangeiro.
Além da documentação obrigatória, como passaporte, carteira de identidade, documentos específicos de acordo com cada modalidade, passagens aéreas e visto, comprovação de renda para o período que ficará no país, comprovação de vínculo no Brasil, entre outras, é importante planejar as finanças.
Recomenda-se que a organização financeira comece bem antes do embarque, com uma quantia suficiente para não passar por imprevistos com sofrimento, por isso é importante verificar o método de transferência internacional mais vantajoso e quais são os requisitos para ter uma conta bancária local.