Da Redação   |   25/09/2023 /09/2
Atualizada em 25/09/2023 19:01

Belize: riqueza cultural em diferentes vertentes

Este verdadeiro Mundo Maia misteriosas cavernas e uma diversidade gastronômica abundante


Divulgação/Belize
Templo maia Caracol
Templo maia Caracol

Tendo a cultura como um de seus principais atributos, Belize é lar de uma mistura fascinante de etnias, incluindo descendentes de maias, garinagu, mestiço e crioulo. Diversidade que se reflete em suas tradições, música, dança, festivais e culinária. E, eis aqui um fato curioso e pouco conhecido pela maioria: Belize faz parte do que se pode chamar de “Mundo Maia”, abrigando algumas das cidades maias mais bem preservadas e impressionantes da antiguidade. Além de intrigantes e misteriosos sistemas de cavernas. Todos os sítios maias são administrados pelo Instituto de Arqueologia e possuem centros interpretativos e guias treinados para mostrar o local.

Entre os templos mais icônicos estão Caracol e Altun Há. Bem como Xunantunich, que se tornou pioneiro no quesito sítios maias quando se trata de Belize. Uma jornada que grita aventura por todos os lados e é um espetáculo para ser vivenciado. As cavernas também merecem destaque, a exemplo da Barton Creek, Rio Frio ou Che Chem Ha. Para quem ama um bom desafio a pedida é a Actun Tunichil Muknal Cave (ATM).

O Maya Center também merece atenção e espaço no roteiro, ainda mais para os chocólatras. Já que no vilarejo é possível aprender sobre a fabricação tradicional do chocolate maia. O tour é uma verdadeira e saborosa aula do cacau ao chocolate puro.

Divulgação/Belize
Chocolate maia
Chocolate maia

E, para quem quiser uma experiência única, a dica é uma imersão cultural nas comunidades Q'eqchi' e/ou Mopan. Essas aldeias proporcionam uma oportunidade autêntica para os viajantes se envolverem nas tradições ancestrais, como artesanato, cerimônias espirituais e culinária típica. Hospedar-se em acomodações locais, participar de rituais e interagir com os moradores oferecerá uma genuína experiência que irá enriquecer ainda mais a viagem.

Embora ofereça atrações como maravilhas subaquáticas e antigas cidades maias, a cena gastronômica também se destaca. A culinária típica surpreende e difere de região para região. Belize, que é conhecido, por exemplo, por seus molhos de pimenta picantes, é um deleite ao paladar e, com certeza, também pelo estômago o viajante irá encontrar por lá sua “Belicidade”.

Com sua localização costeira, frutos do mar frescos são uma especialidade, desde lagosta, caranguejos e camarões até peixes exóticos. A influência cultural diversificada se manifesta na variedade de pratos, a exemplo da culinária garífuna, que inclui iguarias como o Hudut (um ensopado de peixe em leito de coco servido com bolinhos de banana verde).

Divulgação/Belize
Etnia garífuna
Etnia garífuna

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados