Pandemia muda calendário do Mês do Orgulho LGBTI+; confira
Eventos on-line, paradas adiadas e campanhas para ajudar a comunidade marcam as ações do mês


"Maneiras de celebrar o orgulho LGBTI+ durante a pandemia
Junho marca o Mês do Orgulho LGBTI+ e todos os anos ao redor do planeta celebramos a diversidade. Em 2020, as grande paradas e reuniões em torno do assunto tiveram que ser adiadas ou canceladas por conta da pandemia de covid-19. Mas isso não significa que deixaremos de comemorar a data, apenas descobrimos maneiras de celebrar o Orgulho LGBTI+ durante a pandemia.
Segundo levantamento feito pelo site Gay Travel and Fun, mais de 100 eventos de celebração do Orgulho LGBTI+ em todo o mundo foram adiados ou cancelados. Entres eles, destaques para a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que foi transferida para 29 de novembro. Nos Estados Unidos, no ano seguinte que recebeu a World Pride, Nova York cancelou as comemorações na rua este ano e São Francisco, que comemoraria 50 anos de sua primeira Parada do Orgulho LGBTI+, também anunciou que não terá edição em 2020. Esses dois cancelamentos são especialmente simbólicos para a comunidade pela ligação das cidades com a luta pelos direitos LGBTI+.

Primeiro foram jogadas moedas, em referência à extorsão a que a comunidade era exposta frequentemente pelos policiais, mas não demorou para que objetos mais pesados fossem arremessados, como o famoso “primeiro tijolo”, que até hoje não tem confirmado quem atirou ou se de fato existiu.
Fato é que após uma noite de protestos fortes, nos dias seguintes marchas aconteceram pelas ruas de Nova York. O movimento aumentou a força de organizações que começavam a lutar pelos direitos LGBTI+ e, um ano depois, além da cidade, São Francisco, Los Angeles e Chicago tiveram marchas para lembrar a data da Revolta de Stonewall. Elas são consideradas as primeiras Paradas do Orgulho LGTI+ do mundo.
AGENDA NA PANDEMIA
Em virtude do distanciamento social imposto pela pandemia de covid-19, em uma data histórica que celebraria os 50 anos das primeiras paradas, os eventos ganharam uma nova maneira de celebrar o orgulho LGBTI+. Muitas organizações estão se juntando para fazer eventos on-line nas datas em que aconteceriam as respectivas marchas em seus países.
Além da celebração on-line da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (ocorrida ontem), artistas brasileiros estão confirmadas em eventos on-line pelo mundo, como Luísa Sonza que se apresentará na NYC Pride virtual (28/06 – a partir das 13h) e Pabllo Vittar que foi a primeira atração anunciada pela Global Pride. O evento em 27 de junho, que ocorrerá ao longo do dia, é uma reunião de Paradas do Orgulho LGBTI+ do mundo inteiro para uma celebração on-line.

CAMPANHAS
É importante ressaltar que se todos os anos os eventos LGTI+ têm campanhas de conscientização e arrecadação para ajudar a comunidade, nesse período é mais importante ainda.
A Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil é uma das entidades que estão fazendo campanhas de arrecadação. Todo dinheiro será revertido em compras de cestas básicas e kits de higiene para a população LGBTI+ da periferia em situação de vulnerabilidade.
Os dados para depósito são:
Banco do Brasil (001)
Agência: 1202-5
Conta Corrente: 73654-6
CNPJ: 11.289.776/0001-90
Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil
Não importa a maneira como você opte celebrar, seja até mesmo colocando a bandeira do arco-íris em sua janela. Mas, em um ano em que enfrentamos uma situação atípica, o senso de comunidade e a importância da diversidade ganham ainda mais relevância.

LEIA A REVISTA PANROTAS 1.427 CLICANDO AQUI