Artur Luiz Andrade   |   27/05/2020 17:40
Atualizada em 27/05/2020 23:06

Rodrigo Zeidan na estreia de série sobre a retomada na China; assista

Economista Rodrigo Zeidan estreia série sobre o que podemos aprender com a China nessa crise


Rodrigo Zeidan fala com José Guilherme Alcorta e Artur Luiz Andrade
Rodrigo Zeidan fala com José Guilherme Alcorta e Artur Luiz Andrade
Escritor, professor de Finanças e Economia da New York University (NYU) Shanghai, em Xangai, na China, e da Fundação Dom Cabral aqui no Brasil, e um dos influencers mais ativos no Twitter (@RodZeidan), com vários fios (ou threads) sobre assuntos que vão das privatizações no Brasil à economia na China, Rodrigo Zeidan falou com o CEO da PANROTAS, José Guilherme Alcorta, e com o editor-chefe e CCO, Artur Luiz Andrade, no primeiro de três programas que exibiremos para saber o que podemos aprender com a China.

“Todos dizem que a China e a Ásia em geral estão no futuro quando o tema é o combate à pandemia de covid-19 e a retomada da economia. Ouvimos então três brasileiros que moram lá, para saber o que podemos aprender com as medidas já tomadas, o que nunca conseguiremos fazer, por diferenças culturais e políticas, e qual a real situação dessa recuperação”, explica Artur Luiz Andrade.

DIFERENCIAIS CHINESES
Para Zeidan, aspectos econômicos, políticos e culturais explicam como a China combate a pandemia. “É injusto comparar o Brasil ou mesmo a Europa com a China, pois eles tiveram uma epidemia no começo desse século, a Sars e estão mais bem preparados”, diz ele. Segundo Rodrigo Zeidan, para os chineses “o vírus é caos, nada é pior que o vírus”. Por isso, a quarentena e os protocolos são coisas que a população quer cumprir para evitar muitas mortes e que não precisa ser imposta pelo governo.

No bate-papo, de cerca de meia hora, ele fala da economia chinesa (será ela novamente, como em 2009, a propulsora da recuperação mundial?), do dia a dia dos pequenos empreendedores chineses, da política (tudo é imposto por Beijing?) e dessa retomada, que ele ainda não pôde ver de perto, pois estava na Espanha no começo da pandemia e teve de ir para o Rio de Janeiro para esperar a reabertura das fronteiras e retornar a Xangai.

Amanhã e sexta-feira nosso bate papo é com uma guia de Turismo e blogueira que mora em Beijing, a paulista Dani Tassy, e com o hoteleiro Augusto Grau, que trabalha no Grand Hyatt de Hong Kong.

Assista ao primeiro vídeo, com Rodrigo Zeidan, logo abaixo.


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados