Exemplos de quem já trabalha com home office há três anos
CEO da TotalCross, Bruno Muniz trabalha de home office há três anos e resolveu compartilhar a experiência
Por conta da pandemia de Covid-19, muitas empresas adotaram o home office como nova política de trabalho. E você já conferiu algumas dicas para otimizar o trabalho remoto, mas, como diz o ditado, dicas ajudam, mas exemplos arrastam.
E o exemplo, no caso, é do CEO da TotalCross, Bruno Muniz, que já trabalha de home office há três anos. “Atualmente, temos pessoas em três fusos horários diferentes, trabalhando com objetivos claros, OKRs e obtendo melhores resultados do que se estivessem trabalhando juntos no mesmo escritório”, diz Muniz.
A primeira dica – e uma das mais importantes – é a comunicação. “Escolher um bom canal de comunicação deve ser uma das suas principais prioridades”, avisa o CEO da TotalCross. “Também é extremamente importante que você encontre uma maneira eficiente de definir metas e gerenciar sua equipe, bem como processos para manter uma cultura forte e positiva, mesmo que as pessoas não se conheçam pessoalmente”, completa.
Veja alguns pontos fundamentais para Muniz:
Canais de comunicação
“No começo, quando a equipe tinha apenas 3 pessoas, escolhemos o Whatsapp como o principal canal de comunicação. Depois de um tempo e à medida que novas pessoas começaram a ingressar na empresa, tornou-se doloroso, porque é realmente fácil misturar grupos pessoais e profissionais lá.
Depois, mudamos para o Slack , mas não nos adaptamos bem. A experiência móvel não era tão fluida quanto o Whatsapp (surpreendentemente até os desenvolvedores queriam mudar).Depois de conversar com muitas startups (incluindo Mercadapp , nosso Mentor de Trabalho Remoto) e depois de adaptá-lo às nossas próprias necessidades, mudamos para Telegram , Discord e Hangout (meetup)
Telegram: um grupo para cada equipe (marketing, produto, quadro etc.) e dois grupos que incluem todos (um para assuntos sérios e outro para se divertir);
Discórdia: usado pela equipe de desenvolvimento para conversar e ajudar um ao outro. Eles estão conectados na maioria das vezes;
Hangout (meetup): para reuniões diárias com equipe, parceiros e clientes”.
Estabeleça metas, defina processos de gerenciamento
“Gerenciar pessoas não é um desafio exclusivo de uma empresa de Trabalho Remoto, mas processos diferentes precisam ser aplicados para garantir produtividade e mais do que isso, para garantir que a equipe esteja na direção certa.
A maioria das startups que conhecemos adotam um sistema de "objetivos" em vez de um sistema de "horas de trabalho". Para equipes de tecnologia, esse é um conceito básico, mas para as equipes que costumavam ser das 9 às 5 no escritório, uma mudança de mentalidade deveria ocorrer para que isso funcionasse corretamente.
Decidimos trabalhar com OKRs, a metodologia Objetivos e Principais Resultados do Google. É realmente simples e fácil, mas super poderoso, para fazer a equipe se concentrar no que precisa ser feito.
A primeira vez que definiu OKRs foi ótima, muita emoção. O grupo inteiro definiu 10 objetivos (ou mais) por equipe e muitos resultados-chave. No final do sprint, alcançamos menos de 10% e as pessoas estavam realmente divididas entre muitos objetivos diferentes e se sentiram super frustradas! Nós realmente bagunçamos lá em cima.
Mas continuamos melhorando nosso sistema. Hoje, temos uma média de 70% de conquistas por sprint, mas definimos apenas 3 objetivos por equipe, com não mais que 3 Resultados Principais por objetivo. Dessa forma, conseguimos manter o foco no que realmente importa”
Como manter uma cultura forte e positiva
“Cultura: tão difícil de construir, tão fácil de quebrar. Tudo depende dos comportamentos certos ou errados da sua empresa. Como Ben Horowitz disse extensivamente em seu novo livro, O que você faz é quem você é, a cultura é definida pela forma como as pessoas se comportam quando você não está olhando e, ao trabalhar remotamente, mal estamos "olhando" para a nossa equipe”.
Clique aquie leia o texto completo.
O Portal PANROTAS criou um link que reúne todas as notícias positivas (dicas, bons exemplos, sinais de recuperação, bem-estar, etc), divulgadas em meio à pandemia do novo coronavírus. Leia no bit.ly/turismopositivas as principais publicadas até agora. E não deixe de compartilhar. #SomosTodosTurismo
E o exemplo, no caso, é do CEO da TotalCross, Bruno Muniz, que já trabalha de home office há três anos. “Atualmente, temos pessoas em três fusos horários diferentes, trabalhando com objetivos claros, OKRs e obtendo melhores resultados do que se estivessem trabalhando juntos no mesmo escritório”, diz Muniz.
A primeira dica – e uma das mais importantes – é a comunicação. “Escolher um bom canal de comunicação deve ser uma das suas principais prioridades”, avisa o CEO da TotalCross. “Também é extremamente importante que você encontre uma maneira eficiente de definir metas e gerenciar sua equipe, bem como processos para manter uma cultura forte e positiva, mesmo que as pessoas não se conheçam pessoalmente”, completa.
Veja alguns pontos fundamentais para Muniz:
Canais de comunicação
“No começo, quando a equipe tinha apenas 3 pessoas, escolhemos o Whatsapp como o principal canal de comunicação. Depois de um tempo e à medida que novas pessoas começaram a ingressar na empresa, tornou-se doloroso, porque é realmente fácil misturar grupos pessoais e profissionais lá.
Depois, mudamos para o Slack , mas não nos adaptamos bem. A experiência móvel não era tão fluida quanto o Whatsapp (surpreendentemente até os desenvolvedores queriam mudar).Depois de conversar com muitas startups (incluindo Mercadapp , nosso Mentor de Trabalho Remoto) e depois de adaptá-lo às nossas próprias necessidades, mudamos para Telegram , Discord e Hangout (meetup)
Telegram: um grupo para cada equipe (marketing, produto, quadro etc.) e dois grupos que incluem todos (um para assuntos sérios e outro para se divertir);
Discórdia: usado pela equipe de desenvolvimento para conversar e ajudar um ao outro. Eles estão conectados na maioria das vezes;
Hangout (meetup): para reuniões diárias com equipe, parceiros e clientes”.
Estabeleça metas, defina processos de gerenciamento
“Gerenciar pessoas não é um desafio exclusivo de uma empresa de Trabalho Remoto, mas processos diferentes precisam ser aplicados para garantir produtividade e mais do que isso, para garantir que a equipe esteja na direção certa.
A maioria das startups que conhecemos adotam um sistema de "objetivos" em vez de um sistema de "horas de trabalho". Para equipes de tecnologia, esse é um conceito básico, mas para as equipes que costumavam ser das 9 às 5 no escritório, uma mudança de mentalidade deveria ocorrer para que isso funcionasse corretamente.
Decidimos trabalhar com OKRs, a metodologia Objetivos e Principais Resultados do Google. É realmente simples e fácil, mas super poderoso, para fazer a equipe se concentrar no que precisa ser feito.
A primeira vez que definiu OKRs foi ótima, muita emoção. O grupo inteiro definiu 10 objetivos (ou mais) por equipe e muitos resultados-chave. No final do sprint, alcançamos menos de 10% e as pessoas estavam realmente divididas entre muitos objetivos diferentes e se sentiram super frustradas! Nós realmente bagunçamos lá em cima.
Mas continuamos melhorando nosso sistema. Hoje, temos uma média de 70% de conquistas por sprint, mas definimos apenas 3 objetivos por equipe, com não mais que 3 Resultados Principais por objetivo. Dessa forma, conseguimos manter o foco no que realmente importa”
Como manter uma cultura forte e positiva
“Cultura: tão difícil de construir, tão fácil de quebrar. Tudo depende dos comportamentos certos ou errados da sua empresa. Como Ben Horowitz disse extensivamente em seu novo livro, O que você faz é quem você é, a cultura é definida pela forma como as pessoas se comportam quando você não está olhando e, ao trabalhar remotamente, mal estamos "olhando" para a nossa equipe”.
Clique aquie leia o texto completo.
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