Belize e sua rica história e herança cultural
País tem a capacidade de fazer qualquer pessoa se sentir bem-vinda; conheça
Um de seus principais tesouros, e o que torna Belize um destino tão autêntico, é o fato de ser um país que abraça com louvor e orgulho suas influências de todo o mundo. Pequeno em tamanho, mas gigante em história, o destino é lar de uma mistura fascinante de etnias, incluindo descendentes de maias, garinagu, mestiço e crioulo. E justamente este mix garante a distinta capacidade de Belize em fazer qualquer pessoa se sentir bem-vinda. Tal diversidade se reflete em suas tradições, música, dança, festivais e culinária.
A presença maia em Belize remonta a 1500 a.C., mas foi especialmente entre 250 d.C. e 900 d.C. que se estima que a população tenha ultrapassado 1 milhão de pessoas. Muito sobre os antigos maias ainda permanece um mistério. Contudo, a cultura segue viva no país, assim como seu legado. Tanto é que entre os principais atrativos de Belize estão fascinantes sítios arqueológicos e sistemas de cavernas. Em muitas cidades, é possível encontrar culinária e eventos que celebram esta antiga civilização.
Outra grande influência de Belize vem da cultura crioula, do idioma à culinária. E remonta ao final dos anos 1700, quando os colonos britânicos e os escravos africanos deram origem a esta nova população. Entre as heranças destacadas, estão um dialeto específico, o Kriol, além de pratos crioulos populares que incluem arroz e feijão, feijão e arroz (sim, são dois pratos diferentes), ensopado de frango e “Boil Up”.
Outra cultura do passado que segue presente em Belize é proveniente dos mestiços. Hoje, a maioria dos descendentes povoa distritos no norte do país. Segundo fatos históricos, um marinheiro espanhol chamado Gonzalo Guerrero naufragou na costa de Belize logo após a descoberta do Novo Mundo. O que desencadeou uma nova amizade entre Guerrero e o governante maia, Nachanhan, cuja filha acabou se casando com o novo aliado espanhol e seus herdeiros foram vistos como os primeiros mestiços de Belize. Com a mistura dessas culturas veio uma fusão de práticas, tradições e culinária.
Por fim, mas igualmente relevante, é o povo garinagu, criadores de uma popular música de batidas hipnóticas, denominada Punta. O ritmo dos tambores é contagiante. O idioma, a música e a dança garifuna são classificados pela Unesco como obras-primas do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade.
Com diferentes atrativos culturais, diversificada gastronomia e festivais durante todo o ano, é impossível não experimentar essa calorosa e vibrante mistura de culturas durante a sua visita a Belize.