Afinal, o NDC veio para ajudar ou atrapalhar? Especialistas opinam
Padrão da Iata foi tema de destaque em painel do Download, realizado hoje (28) na capital paulista
Os gargalos e oportunidades do setor aéreo foram tema de destaque do Download 2024, evento realizado hoje (28) pela Academia de Viagens e pela PANROTAS no Centro de Convenções Pullman e Grand Mercure Vila Olímpia, em São Paulo.
O debate sobre o assunto contou com a presença de especialistas de companhias aéreas e TMCs, que opinaram sobre questões com o NDC. E por falar nele, o novo padrão da Iata veio para ajudar ou atrapalhar? Esta foi a pergunta, que abriu o debate, foi feita pela country manager da Amadeus no Brasil, Aline Pontes.
“Com certeza o NDC veio para ajudar, considerando que, se compararmos a indústria de aviação com outros setores, como o de tecnologia, por exemplo, precisávamos aprimorar a forma de entrega do nosso produto. Em se tratando de personalização, esse era um ponto no qual a indústria precisava trabalhar”
Country Manager da United no Brasil, Jacqueline Conrado.
Segundo ela, a companhia aérea já usa o NDC nos EUA, na Europa e em alguns países da América Latina. “Mas ainda não estamos prontos para usá-lo no Brasil, considerando que o País tem suas particularidades, mas entendemos que isso é uma necessidade”, complementa Jacqueline.
O Country Manager da Iberia no Brasil, Gustavo Esusy, concorda que o NDC veio para ajudar. “O NDC já é uma realidade, no Brasil a Iberia já tem uma grande penetração de participação no padrão da Iata em vendas gerais, mas ainda está faltando o corporativo. Hoje em dia, quando se fala em tecnologia e Inteligência Artificial, o conteúdo Edifact não permite a mesma customização oferecida pelo NDC, então ele chegou para agregar, sim”.
A gerente executiva de Vendas B2B da Gol, Juliane Castiglione, comenta que a companhia aérea já usava uma conexão parecida com o NDC.
“Hoje, no contexto em que a Gol está, olhamos para o NDC almejando, mas como já temos uma conexão muito parecida, não é uma prioridade para nós no momento, mas está em nossa lista, para que possamos nos adequar às necessidades da indústria. Afinal, uma companhia aérea do nosso tamanho não pode ficar de fora”
Juliane Castiglione, gerente executiva de Vendas B2B da Gol
As TMCs presentes no debate também opinaram. “O NDC veio para ajudar, é um desenvolvimento necessário e obrigatório para o mercado de Turismo, considerando que passamos anos sem nenhum desenvolvimento tecnológico nesse setor”, opina a diretora executiva da Flytour Business Travel, Manuela Bernardes.
“O problema do NDC é que ele não está sendo acelerado como deveria, enquanto há toda uma cadeia precisando dele. É uma tecnologia que veio para ficar é preciso que todos do mercado façam uma transformação, não apenas as companhias aéreas”
Diretora executiva da Flytour Business Travel, Manuela Bernardes
O gestor de viagens da Companhia Siderúrgica Nacional, Pablo Martins, também destacou a importância do NDC. “Toda tecnologia é bem-vinda e qualquer travel manager vai entender a importância do NDC e dos ajustes realizados. Ainda que essa tecnologia esteja meio confusa, no mundo das ideias, e não se saiba ao certo como ela vá se traduzir na experiência do viajante, nós entendemos que vai levar um tempo para usufruirmos dessa tecnologia como um todo”, destaca Martins.
Patrocinadores Download 2024
O Download de 2024 conta com os seguintes patrocinadores:
Copastur, R1, United Airlines, Argo Solutions, Bradesco Cartões, BWH Hotels, EZLink, Grupo Voetur, FCM Kontik Business Travel, Lufthansa Group, Onfly, Quickly Travel, SAP Concur; Pullman Hotel and Resorts e Grand Mercure como host; e apoio Appx, Cep Transportes, Flex Interativa, Localiza e Stuo.