Karina Cedeño   |   27/05/2024 14:53
Atualizada em 27/05/2024 14:54

Azul lança ferramenta de IA em colaboração com Microsoft, a AzulGPT

AzulGPT representa para a companhia aérea ganhos de produtividade, processamento e análise de dados


Divulgação
No dia a dia, o AzulGPT tem contribuído para a integração e compartilhamento de informações entre os tripulantes
No dia a dia, o AzulGPT tem contribuído para a integração e compartilhamento de informações entre os tripulantes

A Azul anuncia o lançamento da AzulGPT, uma plataforma de inteligência artificial generativa (IA) que usa o Microsoft Azure OpenAI Service em conjunto com a Avanade. O AzulGPT representa, para a companhia aérea, ganhos de produtividade, processamento e análise de dados, respeitando os padrões de segurança e privacidade da empresa.

"Somos uma das primeiras companhias aéreas a adotar esse sistema no Brasil, demonstrando nosso DNA de inovação e compromisso com iniciativas que tornam a operação mais eficiente, além do cuidado do ponto de vista da proteção de dados corporativos. Com pouco tempo em funcionamento, já recebemos feedbacks positivos de áreas internas que aceleraram seus processos. Análises de feedbacks e NPS de clientes, que antes exigiam semanas para serem categorizadas, agora são feitas em minutos", afirma Felipe Starling, diretor de TI da Azul.

No dia a dia, o AzulGPT tem contribuído para a integração e compartilhamento de informações entre os tripulantes, como são chamados todos que atuam na Azul, de diferentes bases. Naelly Oliveira, assistente de cultura e uma das mais adeptas ao produto na companhia, explica que a plataforma tem ajudado a esclarecer dúvidas sobre programas e eventos de maneira mais rápida. Além disso, tem sido usada na construção de materiais, campanhas e formulários, reduzindo o tempo dedicado a essas tarefas em até três dias. Com isso, Naelly consegue direcionar mais atenção ao planejamento estratégico e criativo.

“A IA aliada à produtividade funciona como um copiloto para o trabalho e permite que as pessoas tenham tempo livre para se dedicar ao trabalho estratégico. A solução desenvolvida pela Azul além de gerar impacto positivo na realização de atividades, roda em um ambiente fechado da companhia no ambiente do Microsoft Azure e cumpre requisitos de conformidade, proteção e segurança”, afirma Roberto Sória vice-presidente de Customer Success na Microsoft Brasil.

"Com o AzulGPT, vemos um claro exemplo de como alinhar inovação, propósito e foco no usuário pode gerar um impacto humano positivo para as empresas. Ao desenharmos essa solução com a Azul, buscamos a todo momento elevar a produtividade dos tripulantes e acelerar insights com o uso de dados, para que assim eles possam encantar os passageiros e demais clientes. Ao mesmo tempo, trouxemos diversos guidelines de segurança da informação e de privacidade, para que o uso da IA seja responsável e dentro das melhores práticas mundiais sobre o tema", complementa Luiz Pirollo, Vice-Presidente de Tecnologia da Avanade Brasil.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados