Filip Calixto   |   19/12/2023 12:19

Azul utiliza IA para otimizar o tempo das aeronaves em solo

Companhia conta hoje com 40 câmeras em 20 portões do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP)


Divulgação/Azul Linhas Aéreas
A companhia entende que ao melhorar sua eficiência em solo, também aumenta o tempo de utilização das aeronaves
A companhia entende que ao melhorar sua eficiência em solo, também aumenta o tempo de utilização das aeronaves

A Azul ampliou o uso da IA (Inteligência Artificial) no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). A empresa aumentou sua capacidade de monitoramento e agora conta com 40 câmeras em 20 portões, acréscimo de 53% em relação à quantidade anterior (26 câmeras em 13 portões). A ideia é melhorar a eficiência operacional e minimizar o tempo de aeronaves em solo.

Toda essa movimentação faz parte do programa WeSafer On-Time Performance, em uso desde março deste ano e que aprimorou operações além de permitir o monitoramento de mais de dez processos durante o tempo em que a aeronave está em solo. A aérea já conseguiu identificar o momento exato em que a conexão é feita com a aeronave, podendo assim melhorar os processos, agilizando inclusive no desembarque.

Outro processo monitorado é a chegada do balizador (profissional conhecido como sinalizador de solo), que desempenha um papel vital no suporte em solo. Cabe ao balizador a responsabilidade de orientar a entrada da aeronave na posição de parada, que ajuda a otimizar o tempo e, consequentemente, o consumo de combustível durante o processo de parada.

"O monitoramento manual foi substituído por controle automatizado, integrando câmeras, networking, IA e soluções em nuvem para gerenciamento contínuo dos processos, garantindo segurança e reduzindo despesas", destaca o vice-presidente de Operações da Azul, Daniel Tkacz.

De forma automática, a solução garante o gerenciamento contínuo do desempenho dos processos, 24 horas por dia, sete dias por semana, permitindo que os colaboradores se concentrem em tarefas de maior valor. "O aumento da eficiência nos ciclos de preparação entre um pouso e a próxima decolagem eleva a utilização das aeronaves", complementa Tkacz.

A utilização dessa ferramenta visa melhorar os processos realizados abaixo da asa, quando a aeronave está embarcando ou desembarcando clientes. O sistema foi baseado nos principais desafios da companhia de melhorar procedimentos e aumentar performance e, assim, reduzir ao máximo atrasos em solo e se mantendo como a companhia aérea mais pontual do mundo. "Importante destacar que a plataforma atende todos os critérios da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo que nenhum ser humano tenha sua identificação realizada por meio da plataforma", finaliza o executivo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados