Victor Fernandes   |   27/07/2022 16:28
Atualizada em 28/07/2022 15:34

Sita promete economia de combustível em voos e drible nas turbulências

Stéphane Villeneuve explicou sobre o OptiFlight, eWAS Dispatch e MRO Blockchain


Divulgação
Stéphane Villeneuve, VP de Desenvolvimento de Negócios para Aeronaves da Sita para as Américas
Stéphane Villeneuve, VP de Desenvolvimento de Negócios para Aeronaves da Sita para as Américas
Nesta semana, Stéphane Villeneuve, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios para Aeronaves da Sita para as Américas, está no Brasil para estreitar relações com seus clientes e conversar com as companhias aéreas sobre o futuro da aviação. Aproveitando a vinda, o executivo compartilhou informações sobre dois produtos e uma iniciativa que a Sita irá implementar no Brasil.


“Nossa intenção é tornar as viagens aéreas cada vez mais seguras, convenientes, eficientes e prazerosas”, explicou Villeneuve. “Estamos constantemente investindo em soluções digitais e realizando aquisições chave para otimizar as operações aéreas. Queremos ajudar a indústria a ser cada vez mais sustentável e eficiente. Com esses novos produtos, a Sita é a única empresa a usar inteligência artificial para criar perfis únicos para cada aérea”, completou.

Confira abaixo os dois novos produtos e nova iniciativa da Sita que devem chegar ao Brasil.


OptiFlight: as recomendações táticas dos produtos ajudam os pilotos a economizar combustível durante todas as fases do voo. A tecnologia utiliza recursos de big data, inteligência artificial e aprendizado de máquina para dar suporte às operações de voo mais sustentáveis.


Villeneuve citou como exemplo o OptiClimb, ferramenta do OptiFlight que a partir de perfil do avião, criado com inteligência artificial e dados de condições climáticas poderá otimizar as decolagens de aviões. O executivo explicou que atualmente há uma velocidade padrão de decolagem, que independe do tamanho da aeronave e das condições climáticas, fatores que influenciam na velocidade/força necessária para decolar.


Com o OptiClimb e OptiFlight, portanto, as companhias aéreas podem economizar combustível e reduzir as emissões de CO2 em até cinco mil toneladas ao decorrer de 12 meses.


eWAS Dispatch: são responsáveis por garantir que os aviões decolem e aterrissem conforme o programado. Além disso, a tecnologia monitora e rastreia todas as informações referentes à aeronave, como altitude, latitude, distância, rota, ventos, turbulências etc. Dessa forma, é possível prever possíveis problemas meteorológicos e evitar transtornos durante o voo.


Stéphane Villeneuve explicou que, em um voo de longa distância, por exemplo, é muito capaz que a previsão meteorológica mude ao decorrer de 12 ou 14 horas. Com esse produto, os pilotos poderão identificar essas mudanças e corrigir a rota para evitar turbulências, que por sua vez podem prejudicar a eficiência da aeronave durante o voo, prejudicar a experiência do passageiro, e até mesmo provocar incidentes que colocam a integridade de passageiros e tripulantes em risco.


MRO Blockchain: é uma iniciativa em desenvolvimento, cuja proposta é criar uma plataforma unificada para rastrear e monitorar as peças de reposição de aeronaves. Como essas peças possuem alto valor, utilizar a tecnologia de blockchain será uma alternativa para auxiliar toda a indústria de transporte aéreo.


Essa iniciativa surgiu a partir do questionamento da Sita de como usar blockchain para melhorar as operações da indústria. Com o MRO Blockchain, será criado um mecanismo de rastreamento de peças de aeronaves com histórico completo de manutenção. Villeneuve explica que com o blockchain, as aéreas não precisarão migrar seus sistemas, já que interfaces serão criadas entre diferentes sistemas para o compartilhamento de informações entre as companhias.

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