Gol pede desculpa a agentes e prevê sistema estável em 10/12
Vice-presidente da companhia, Eduardo Bernardes mostra o que melhorará após conclusão tecnológica
O vice-presidente de Marketing e Vendas da Gol Linhas Aéreas, Eduardo Bernardes, pede desculpas a agentes de viagens e clientes pelas instabilidades apresentadas nas plataformas de tecnologia da companhia aérea desde que foi anunciada a migração de todo seu sistema. No entanto, a conclusão da transição está próxima, prevista para 10 de dezembro, e o VP garante que a vida tanto do agente quanto do cliente melhorará muito após esta entrega.
"Reconhecemos que a migração trouxe desafios maiores do que o esperado, impactando clientes e parceiros comerciais. Nós da Gol reconhecemos essa falha e pedimos nossas sinceras desculpas. No entanto, é importante ressaltar que nenhum cliente ficou no chão e todos os voos previstos foram honrados, apesar da experiência ter sido abaixo do padrão Gol. Esta migração é dividida em etapas e obtivemos êxito na transição de dados e operacional", afirma Eduardo Bernardes, que participa deste 18º Fórum PANROTAS.
Outra etapa aquém do que a Gol gostaria de entregar é o pós-venda, segundo o VP. Tanto para o cliente quanto para o parceiro comercial da aérea, a experiência oferecida pela empresa ainda está abaixo, mas Bernardes assegura total dedicação para recuperar o nível de qualidade. "Estamos trabalhando nisso nos últimos 90 dias e a previsão de normalização do atendimento B2B e B2C é até 10 de dezembro", prevê.
"Existe um war room dentro da Gol onde reunimos executivos de canais digitais, da área de clientes, do time de vendas, da equipe operacional, tecnologia, representantes de aeroportos e equipe de Marketing e Comunicação, todos trabalhando em cima disso, cada um desses grupos com metas claras do que precisamos entregar como solução", revela o VP.
O QUE ESPERAR APÓS CONCLUÍDA A MIGRAÇÃO
Completado o processo de migração de softwares, a Gol tem três expectativas-chaves, que segundo Eduardo Bernardes simplificarão e deixarão mais eficiente o processo para trade turístico e passageiros.
1. Ter uma tecnologia que permite desenvolver soluções para que agentes e clientes estejam no controle total da experiência. "Não estamos falando só de marcar assento e emitir bilhetes, mas também ter controle de todas as compras de produtos e experiências auxiliares a bordo", pondera o VP.
2. Ter a conectividade mais fluida possível com as companhias aéreas parceiras, como Air France-KLM e American Airlines. "Isso é algo desejado há um longo tempo pela Gol e finalmente conseguiremos. O novo sistema nos permitirá adaptar à capacidade de vender bilhetes das companhias aéreas parceiras em nossa plataforma. Isso amplia o leque de produtos vendidos pela Gol, tal como eles poderão comercializar nossos bilhetes na deles fluidamente."
3. O novo sistema permitirá que as vendas de passagens e produtos da Gol fora do Brasil ganhem eficiência. "Temos ações comerciais e equipes no Exterior, mas nossa comercialização fora do País nunca foi tão eficiente como será agora", conclui Bernardes.
SOBRE A NOVA MALHA
Sobre a nova malha da Gol após a temporada de verão, que estará disponível no segundo trimestre de 2022, o vice-presidente diz que está confiante no reforço da operação em mercados principais do Brasil.
"Cresceremos em cidades importantes e ganharemos capilaridade. Nessa capilaridade, consideramos que em Guarulhos, por exemplo, teremos uma quantidade de mercados atendidos muito satisfatória. Serão mais de 50 cidades, um número que nunca tivemos antes", avalia. "Isso está alinhado com nossa expectativa de retomada no doméstico, tanto no corporativo quanto no lazer."
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