Latam lança tecnologia para limpeza de aeronaves com luz ultravioleta
Equipamento foi desenvolvido com tecnologia própria da Latam
As aeronaves da Latam Airline Brasil agora contam com um novo processo de limpeza de aeronaves. Desenvolvido em casa, a empresa colocou em operação o “in company”, um robô autônomo para a limpeza das aeronaves com luz ultravioleta (UV) - método que, combinado com os demais procedimentos de higienização, elimina os vírus e bactérias.
A tecnologia começou a ser desenvolvida em junho, após a conclusão de estudos internacionais sobre a aplicação de luz ultravioleta tipo C (UV-C) na higienização de ambientes. Com a expertise dos engenheiros da própria companhia, começou a construir uma solução customizável para a sua realidade, com custo menor e o mesmo nível de eficácia dos equipamentos disponíveis no mercado.
Para o processo de criação do novo equipamento, a companhia contou com o suporte e parceria do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), que auxiliou na comprovação da eficácia do equipamento. Além da efetividade, a empresa buscou uma tecnologia que operasse de forma autônoma para proteger os funcionários da exposição à luz UV-C durante a sua operação.
“Este projeto revela a capacidade de inovação de todo o Grupo Latam e o quanto nos desafiamos para avançarmos em todos os nossos processos. Trata-se de mais uma medida de segurança que adicionamos à jornada de viagem do nosso cliente, que, desde o check-in no aeroporto de origem até o desembarque no destino, tem a certeza de que foi atendido por uma companhia que cumpre os protocolos de higiene mais rígidos para assegurar uma viagem com cuidado e segurança”, afirma o vice-presidente de Clientes do Grupo Latam, Paulo Miranda.
COMO FUNCIONA?
O robô irá atuar nas aeronaves de forma totalmente autônoma, permanecendo a bordo entre 17 e 35 minutos (dependendo do tamanho da aeronave), para que as superfícies sejam expostas à luz ultravioleta tipo C. O procedimento será realizado inicialmente durante o pernoite das aeronaves no aeroporto de São Paulo/Guarulhos. Para os próximos meses, a expectativa é de que o equipamento seja utilizado em outras localidades.
Todos os demais processos de higienização interna das aeronaves serão mantidos normalmente, incluindo a limpeza manual dos pontos de contato frequentes do passageiro (maçanetas, vasos sanitários, apoios de braços, cintos, telas, interruptores de luz e chamada, bolsões dos assentos, janelas e bandejas) em todas as fases do voo, e sanitização proativa de toda a cabine com o uso de desinfetante de quaternário de amônio, álcool 70% e outros materiais indicados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e órgãos internacionais.
A tecnologia começou a ser desenvolvida em junho, após a conclusão de estudos internacionais sobre a aplicação de luz ultravioleta tipo C (UV-C) na higienização de ambientes. Com a expertise dos engenheiros da própria companhia, começou a construir uma solução customizável para a sua realidade, com custo menor e o mesmo nível de eficácia dos equipamentos disponíveis no mercado.
Para o processo de criação do novo equipamento, a companhia contou com o suporte e parceria do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), que auxiliou na comprovação da eficácia do equipamento. Além da efetividade, a empresa buscou uma tecnologia que operasse de forma autônoma para proteger os funcionários da exposição à luz UV-C durante a sua operação.
“Este projeto revela a capacidade de inovação de todo o Grupo Latam e o quanto nos desafiamos para avançarmos em todos os nossos processos. Trata-se de mais uma medida de segurança que adicionamos à jornada de viagem do nosso cliente, que, desde o check-in no aeroporto de origem até o desembarque no destino, tem a certeza de que foi atendido por uma companhia que cumpre os protocolos de higiene mais rígidos para assegurar uma viagem com cuidado e segurança”, afirma o vice-presidente de Clientes do Grupo Latam, Paulo Miranda.
COMO FUNCIONA?
O robô irá atuar nas aeronaves de forma totalmente autônoma, permanecendo a bordo entre 17 e 35 minutos (dependendo do tamanho da aeronave), para que as superfícies sejam expostas à luz ultravioleta tipo C. O procedimento será realizado inicialmente durante o pernoite das aeronaves no aeroporto de São Paulo/Guarulhos. Para os próximos meses, a expectativa é de que o equipamento seja utilizado em outras localidades.
Todos os demais processos de higienização interna das aeronaves serão mantidos normalmente, incluindo a limpeza manual dos pontos de contato frequentes do passageiro (maçanetas, vasos sanitários, apoios de braços, cintos, telas, interruptores de luz e chamada, bolsões dos assentos, janelas e bandejas) em todas as fases do voo, e sanitização proativa de toda a cabine com o uso de desinfetante de quaternário de amônio, álcool 70% e outros materiais indicados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e órgãos internacionais.