Gol implementa atendimento com robô de telepresença em GRU
Companhia trabalha para levar tecnologia a outros hubs pelo Brasil
A Gol Linhas Aéreas segue investindo em soluções tecnológicas para atender seus clientes. Depois de apresentar a GAL, o robô físico de autoatendimento, ainda em 2019, a companhia acaba de lançar um robô de telepresença. Em fase de prova de conceito (POC), que segue até dia 9 de outubro, o equipamento desenvolvido em parceria com a Pluginbot funciona interagindo com viajantes, esclarecendo dúvidas e apoiando em questões que envolvem voos, reservas aéreas e dúvidas específicas sobre o aeroporto. O aparelho está em testes no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
O novo dispositivo, que também disponibiliza compartilhamento de tela para escanear QR Code após o check-in, é um projeto que visa flexibilizar o atendimento nos aeroportos, trazendo mais segurança, já que não exige manuseio, um cuidado a mais em tempos de pandemia.
“Diferentemente da GAL, que responde a perguntas pré-programadas, como num chat automático, o robô de telepresença é capaz de promover um atendimento humanizado, inovador, amigável e objetivo - e sem qualquer contato físico, somente por voz", afirma a gerente de TI e Gol Labs, Flavia Segura.
Para o gerente de Operações Aeroportuárias, Raioni Santos, o fato de disponibilizarmos o atendimento em qualquer área do aeroporto proporciona uma experiência única na jornada dos viajantes.
O robô de telepresença possui um tablet acoplado e um software de comunicação, e será comandado em tempo real, à distância, por uma equipe de três pessoas, com revezamento de turnos. Especialmente na próxima sexta-feira (2), no período das 9h30 às 11h, um dos atendentes será o presidente da GOL, Paulo Kakinoff. O executivo vai pilotar remotamente o equipamento alocado no aeroporto de Guarulhos.
A Gol se organiza para expandir o serviço num espaço curto de tempo. A ideia é que o robô de telepresença esteja atendendo também nos outros três hubs da companhia - Brasília, RioGaleão e Fortaleza.