Novos assentos poderão "analisar" passageiros durante voos
Tecnologia que analisa hábitos dos viajantes deverá fazer parte das aeronaves no futuro
Durante a realização da última Apex Expo, em Boston (EUA), a Airbus apresentou uma nova tecnologia que parece ter grande potencial para ser introduzida nas aeronaves do futuro próximo: assentos inteligentes que analisam os hábitos dos passageiros e passam as informações à tripulação e à companhia aérea.
Ainda em fase de desenvolvimento, a inovação foi proposta pela empresa europeia em conjunto com a Recaro, especialista em assentos de carros, aviões e até de bancos de reservas de times de futebol. A ideia do projeto é saber exatamente como cada passageiro se comporta durante o voo, tornando a viagem mais confortável para o cliente e mais eficiente para a aérea.
No passado, se uma companhia aérea queria saber quantas vezes seus passageiros iam ao banheiro, por exemplo, tinha que posicionar um funcionário perto das portas dos toaletes para observação e contabilização. Agora, os novos assentos saberão quantas vezes o viajante levantou durante o voo, sua inclinação preferida, por quanto tempo utilizou a mesa de refeição e se o braço divisório ficou erguido ou abaixado, entre outras peculiaridades.
De acordo com a Airbus, a tecnologia permitirá que melhorias sejam realizadas em prol da experiência do cliente, como não ser interrompido durante o sono para refeição, por exemplo. Por outro lado, acredita-se que dados como os sobre a inclinação do assento poderiam ser utilizados para adaptar aeronaves menos confortáveis para trechos que os passageiros não fazem tanta questão da reclinação, como pode acontecer em viagens mais curtas.
Ainda em fase de desenvolvimento, a inovação foi proposta pela empresa europeia em conjunto com a Recaro, especialista em assentos de carros, aviões e até de bancos de reservas de times de futebol. A ideia do projeto é saber exatamente como cada passageiro se comporta durante o voo, tornando a viagem mais confortável para o cliente e mais eficiente para a aérea.
No passado, se uma companhia aérea queria saber quantas vezes seus passageiros iam ao banheiro, por exemplo, tinha que posicionar um funcionário perto das portas dos toaletes para observação e contabilização. Agora, os novos assentos saberão quantas vezes o viajante levantou durante o voo, sua inclinação preferida, por quanto tempo utilizou a mesa de refeição e se o braço divisório ficou erguido ou abaixado, entre outras peculiaridades.
De acordo com a Airbus, a tecnologia permitirá que melhorias sejam realizadas em prol da experiência do cliente, como não ser interrompido durante o sono para refeição, por exemplo. Por outro lado, acredita-se que dados como os sobre a inclinação do assento poderiam ser utilizados para adaptar aeronaves menos confortáveis para trechos que os passageiros não fazem tanta questão da reclinação, como pode acontecer em viagens mais curtas.
*Fonte: Forbes