Beatriz Contelli   |   12/12/2024 14:39
Atualizada em 12/12/2024 14:40

Iata estima alta de 4,3% na frequência de voos durante férias na América Latina

Associação afirma que indústria deve reforçar a segurança dos passageiros e a eficiência dos serviços


JFK Photography/Píxabay
Iata afirma que todas as partes envolvidas do sistema aéreo devem atuar em sinergia
Iata afirma que todas as partes envolvidas do sistema aéreo devem atuar em sinergia

A Iata prevê um aumento de 4,3% na frequência de voos e um aumento de 4,2% nos assentos disponíveis em comparação com o mesmo período de 2023 para a temporada de férias na América Latina e no Caribe. Considerando o ano inteiro, as empresas aéreas devem ampliar o número de passageiros na região em 5% em 2024, o que é um testemunho da recuperação e dos grandes avanços da indústria na América Latina e no Caribe.

Segundo a Iata, as empresas aéreas planejaram o aumento no número de passageiros, implementando diversas medidas. No entanto, o sucesso desses esforços depende da responsabilidade compartilhada e da colaboração estreita entre empresas aéreas, aeroportos e órgãos governamentais. A Iata reforça a todos os stakeholders da indústria ao longo da cadeia de valor da aviação e aos governos sobre sua responsabilidade compartilhada em manter um sistema de transporte seguro e eficiente, garantindo uma experiência tranquila para os viajantes aéreos, especialmente durante a alta temporada de viagens de férias. As autoridades em todas as Américas devem garantir que os níveis de funcionários nos aeroportos, segurança, imigração e instalações de controle de tráfego aéreo sejam adequados para lidar com o aumento do volume de viajantes.

“As operações aéreas dependem da cooperação perfeita de todas as partes interessadas—companhias aéreas, aeroportos, autoridades e fornecedores. Uma falha em qualquer elo pode interromper toda a experiência do passageiro. Portanto, a colaboração e o planejamento são cruciais, especialmente durante a época de maior movimento do ano,” diz o vice-presidente Regional da Iata para as Américas, Peter Cerdá.


Unsplash/Aliko Sunawang
Associação sugere que viajantes fiquem de olho no clima
Associação sugere que viajantes fiquem de olho no clima

Além de transportar passageiros, as empresas aéreas também estão trabalhando para mover cargas ao redor do mundo nesta temporada de férias. Para dezembro de 2024, as empresas aéreas da América Latina e do Caribe estão programadas para transportar mais de 2,7 milhões de toneladas de mercadorias, incluindo suprimentos médicos, alimentos frescos e flores, animais vivos e eletrônicos, o que representa 17,8% acima de dezembro de 2019 e 8,7% acima do mesmo período em 2023.

Dicas para Viajantes:

Baixe o aplicativo móvel da sua empresa aérea - Certifique-se de baixar o aplicativo da sua empresa aérea assim que comprar sua passagem. As empresas aéreas fizeram investimentos significativos em seus aplicativos móveis para transmitir atualizações de voos, como horários de embarque, números de portão e outros anúncios importantes.

Reserve bastante tempo - Certifique-se de reservar tempo extra, pois o transporte terrestre para os aeroportos aumenta e há filas mais longas do que o usual na segurança e imigração.

Fique de olho no clima - As empresas aéreas fazem tudo o que está ao seu alcance para garantir que os voos partam e cheguem no horário, mas se condições meteorológicas adversas surgirem, os aviões talvez não decolem no horário programado.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados