Reclamações de aéreas caem 55,1% no 1T23; Azul é destaque
Azul apresentou o menor índice de reclamações e melhor desempenho na solução de problemas; Gol, o maior
No primeiro trimestre de 2023, foram registradas 20.8791 reclamações em relação às empresas aéreas no Consumidor.gov.br, as quais transportaram 27.429.136 passageiros pagos no período. Isso representa o registro de 76,12 reclamações a cada 100 mil passageiros, representando uma queda de 55,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. O número absoluto de reclamações (sem ponderação pelo número de passageiros) diminuiu 45,3%.
Na mais recente pesquisa divulgada pela Anac, a Azul foi a empresa que apresentou o menor índice de reclamações no 1º trimestre de 2023 (54,78 reclamações a cada 100 mil passageiros) e o melhor desempenho na solução de problemas: o maior índice de solução de reclamações (91,30%) e o maior índice de satisfação dos consumidores em relação ao atendimento recebido (4,24 em uma escala de 1 a 5).
Confira abaixo o desempenho das principais empresas nacionais e estrangeiras que mais transportaram passageiros no trimestre.
Solução de Problemas
Em relação ao desempenho no tratamento das reclamações, as empresas aéreas apresentaram no trimestre um índice de solução de 80,93%, 14,78% acima do apurado no mesmo período de 2022.
A nota média de satisfação com o atendimento das empresas foi de 3,53, considerando uma escala de 1 a 5, sendo 27,9% acima do apurado no mesmo período do ano anterior. Já o tempo médio de resposta às reclamações foi de 4,94 dias, ficando 20,96% abaixo do apurado no 1º trimestre do ano passado.
Observa-se que as empresas nacionais apresentam melhores índices de solução e de satisfação, conforme ilustrado a seguir.
Temas Reclamados
Os temas mais reclamados pelos consumidores no trimestre dizem respeito a reembolso (24,65%), alteração pela empresa aérea (18,73%) e alteração pelo passageiro (15,52%).