Tráfego aéreo atinge 90,5% dos níveis pré-pandemia em abril
Segundo Iata, taxa de ocupação foi de 81,3%, apenas 1,8 pontos percentuais abaixo do nível de 2019
A Iata anunciou que, em abril, houve uma demanda forte e contínua do tráfego de passageiros. O tráfego total do mês (medido em passageiro pagante por quilômetro, ou RPKs) aumentou 45,8% em comparação ao mesmo período de 2022. Globalmente, o tráfego atingiu 90,5% dos níveis pré-pandemia. A taxa de ocupação do setor foi de 81,3%, apenas 1,8 pontos percentuais abaixo do nível de 2019.
O tráfego doméstico de abril de 2023 aumentou 42,6% em comparação com o mesmo período do ano anterior, atingindo agora recuperação total com aumento de 2,9% em relação a abril de 2019.
Já o tráfego internacional aumentou 48% em relação a ao mesmo mês de 2022, com todos os mercados registrando forte crescimento, liderados novamente pelas companhias aéreas da região da Ásia Pacífico. Os RPKs internacionais atingiram 83,6% dos níveis de abril de 2019.
“A tendência de aumento de tráfego que vimos no primeiro trimestre de 2023 continuou em abril. A redução da inflação e o aumento da confiança do consumidor na maioria dos países da OCDE, combinados à queda dos preços do combustível de aviação, sugerem demanda forte e contínua por viagens aéreas e pressão moderada dos custos”, disse o diretor geral da Iata, Willie Walsh.
Mercados internacionais
Na América Latina, as companhias aéreas apresentaram aumento de 25,8% no tráfego de abril de 2023 em comparação com o mesmo mês de 2022. A capacidade aumentou 26,4% e a taxa de ocupação caiu 0,4 pontos percentuais, atingindo 83,1%.
As companhias aéreas da região Ásia-Pacífico apresentaram aumento de 192,7% no tráfego de abril de 2023 em comparação com abril de 2022. A capacidade aumentou 145,3% e a taxa de ocupação aumentou 13,2 pontos percentuais, indo para 81,6%.
Já na Europa, as aéreas registraram crescimento de 22,6% no tráfego de abril de 2023 em relação a abril de 2022. A capacidade aumentou 16,0% e a taxa de ocupação aumentou 4,5 pontos percentuais, chegando a 83,3%, a segunda maior entre as regiões.
No Oriente Médio, as companhias apresentaram aumento de 38% no tráfego de abril de 2023 em comparação com abril do ano anterior. Por sua vez, a capacidade aumentou 27,8% e a taxa de ocupação subiu 5,6 pontos percentuais, atingindo 76,2%.
As companhias aéreas da América do Norte registraram avanço de 34,8% em abril de 2023 em relação ao mesmo período de 2022. A capacidade aumentou 26,5% e a taxa de ocupação subiu 5,2 pontos percentuais, atingindo 83,8%, a maior entre as regiões. O tráfego internacional da América do Norte já está totalmente recuperado, com RPKs 0,4% acima dos níveis de abril de 2019.
Por fim, as transportadoras da África registraram crescimento de 53,5% em abril de 2023 em relação ao ano anterior, o segundo maior entre as regiões. A capacidade aumentou 50,0% e a taxa de ocupação aumentou 1,6 pontos percentuais, indo para 69,8%, a menor entre as regiões.
MERCADO DOMÉSTICO
No Brasil, o tráfego doméstico aumentou 5,7% no mês pesquisado. Já na China, subiu 536,2% em abril em comparação com o ano anterior e superou em 6% os níveis do mesmo mês de 2019, antes da pandemia.
A demanda doméstica das companhias aéreas dos Estados Unidos aumentou 5,5% em abril e ficou 3,3% acima dos níveis de abril de 2019.
O tráfego doméstico de abril de 2023 aumentou 42,6% em comparação com o mesmo período do ano anterior, atingindo agora recuperação total com aumento de 2,9% em relação a abril de 2019.
Já o tráfego internacional aumentou 48% em relação a ao mesmo mês de 2022, com todos os mercados registrando forte crescimento, liderados novamente pelas companhias aéreas da região da Ásia Pacífico. Os RPKs internacionais atingiram 83,6% dos níveis de abril de 2019.
“A tendência de aumento de tráfego que vimos no primeiro trimestre de 2023 continuou em abril. A redução da inflação e o aumento da confiança do consumidor na maioria dos países da OCDE, combinados à queda dos preços do combustível de aviação, sugerem demanda forte e contínua por viagens aéreas e pressão moderada dos custos”, disse o diretor geral da Iata, Willie Walsh.
Mercados internacionais
Na América Latina, as companhias aéreas apresentaram aumento de 25,8% no tráfego de abril de 2023 em comparação com o mesmo mês de 2022. A capacidade aumentou 26,4% e a taxa de ocupação caiu 0,4 pontos percentuais, atingindo 83,1%.
As companhias aéreas da região Ásia-Pacífico apresentaram aumento de 192,7% no tráfego de abril de 2023 em comparação com abril de 2022. A capacidade aumentou 145,3% e a taxa de ocupação aumentou 13,2 pontos percentuais, indo para 81,6%.
Já na Europa, as aéreas registraram crescimento de 22,6% no tráfego de abril de 2023 em relação a abril de 2022. A capacidade aumentou 16,0% e a taxa de ocupação aumentou 4,5 pontos percentuais, chegando a 83,3%, a segunda maior entre as regiões.
No Oriente Médio, as companhias apresentaram aumento de 38% no tráfego de abril de 2023 em comparação com abril do ano anterior. Por sua vez, a capacidade aumentou 27,8% e a taxa de ocupação subiu 5,6 pontos percentuais, atingindo 76,2%.
As companhias aéreas da América do Norte registraram avanço de 34,8% em abril de 2023 em relação ao mesmo período de 2022. A capacidade aumentou 26,5% e a taxa de ocupação subiu 5,2 pontos percentuais, atingindo 83,8%, a maior entre as regiões. O tráfego internacional da América do Norte já está totalmente recuperado, com RPKs 0,4% acima dos níveis de abril de 2019.
Por fim, as transportadoras da África registraram crescimento de 53,5% em abril de 2023 em relação ao ano anterior, o segundo maior entre as regiões. A capacidade aumentou 50,0% e a taxa de ocupação aumentou 1,6 pontos percentuais, indo para 69,8%, a menor entre as regiões.
MERCADO DOMÉSTICO
No Brasil, o tráfego doméstico aumentou 5,7% no mês pesquisado. Já na China, subiu 536,2% em abril em comparação com o ano anterior e superou em 6% os níveis do mesmo mês de 2019, antes da pandemia.
A demanda doméstica das companhias aéreas dos Estados Unidos aumentou 5,5% em abril e ficou 3,3% acima dos níveis de abril de 2019.