Victor Fernandes   |   09/02/2023 17:58

Comunicação é chave para sustentabilidade, provam aéreas asiáticas

Companhias aéreas da região não alcançaram a classificação mais alta em relatório de sustentabilidade

Getty Images
Companhias aéreas da região não alcançaram a classificação mais alta em relatório de sustentabilidade
Companhias aéreas da região não alcançaram a classificação mais alta em relatório de sustentabilidade
O CAPA, ou Center For Asia Pacific Aviation, compilou uma análise de como as companhias aéreas se comportam em parâmetros de sustentabilidade. O Relatório de Classificação de Sustentabilidade de Linhas Aéreas CAPA-Envest 2022 constatou que as transportadoras da Ásia-Pacífico, em particular, estão ficando para trás. Com informações do portal Simple Flying.

Nenhuma das companhias aéreas da região alcançou a classificação mais alta de Platinum (estava em 8% globalmente) e apenas 2,5% a segunda categoria mais alta de Gold (9% globalmente), o que equivale a apenas uma única companhia aérea. Cerca de 30% das companhias aéreas da Ásia-Pacífico classificaram em Silver (38%), 50% em Bronze (29%) e 17,5% em Blue (16%). Isso significa que das 14 companhias aéreas classificadas na categoria mais baixa (Azul), sete delas operam fora da região da Ásia-Pacífico.

COMUNICAÇÃO FALHA

Entretanto, isso não tem tudo a ver com métricas de desempenho mensuráveis. Na verdade, em termos de KPIs ou indicadores-chave de desempenho, as companhias aéreas da Ásia-Pacífico não se saíram muito pior do que a média global. Na verdade, a região em geral obteve pontuação superior à da América Latina e na mesma média da África e do Oriente Médio.

No entanto, o relatório da CAPA também analisou como as companhias aéreas divulgam publicamente as métricas de sustentabilidade - e é aqui que as transportadoras da Ásia-Pacífico ficaram muito abaixo da média de outras regiões, impactando os resultados gerais ruins. Estudos em todo o mundo mostram repetidamente que, embora os clientes das companhias aéreas desejem viajar de forma mais sustentável, eles acham o processo de coleta de informações para fazer escolhas mais conscientes difícil e até opressor.

Na Europa (que obteve a segunda pontuação em métricas de sustentabilidade e a mais alta em divulgação) e na América do Norte (onde o primeiro e o segundo lugar nos resultados foram invertidos), as práticas de relatórios sobre métricas ESG foram amplamente impulsionadas por tomadores de decisão políticos e investidores.

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