Produção de SAF aumenta 200%, mas Iata pede incentivos
A produção SAF aumentou 200% em 2022, mas Iata pede incentivos de produção necessários para zerar emissões

As companhias aéreas estão comprometidas em atingir zero emissões líquidas de CO2 até 2050 e veem o SAF como um dos principais contribuintes. As estimativas atuais esperam que o SAF responda por 65% da mitigação necessária para isso, exigindo uma capacidade de produção de 450 bilhões de litros anuais em 2050.
Tendo concordado com um Objetivo Aspiracional de Longo Prazo (LTAG) sobre o clima na 41ª Assembleia da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO) em outubro de 2022, os governos agora compartilham a mesma meta para a descarbonização da aviação e o interesse no sucesso do SAF.
“Houve pelo menos o triplo da quantidade de SAF no mercado em 2022 do que em 2021. E as companhias aéreas usaram cada gota, mesmo com preços muito altos. Se houvesse mais disponível, teria sido comprado. Isso deixa claro que é uma questão de oferta e que as forças do mercado por si só não são suficientes para resolvê-la. Os governos, que agora compartilham a mesma meta de zero líquido para 2050, precisam implementar incentivos de produção abrangentes para SAF. É o que eles fizeram para fazer a transição bem-sucedida das economias para fontes renováveis de eletricidade. E é disso que a aviação precisa para descarbonizar”, disse Willie Walsh, diretor-geral da Iata.
Até o momento, mais de 450 mil voos comerciais foram operados usando SAF, e o número crescente de companhias aéreas assinando acordos de compra com produtores envia um sinal claro aos mercados de que SAF é necessário em maiores quantidades e, até agora, em 2022, cerca de 40 acordos de entrega foram sido anunciado.
INCENTIVOS
"Até que tenhamos opções comercializadas para fontes alternativas de energia, como o hidrogênio, todo o suprimento SAF da aviação será derivado de refinarias de biocombustíveis. Essas refinarias produzem biodiesel renovável, biogás e SAF e sua capacidade de refino deve crescer mais de 400% até 2025 em comparação com 2022. O desafio para a aviação é garantir o fornecimento de SAF a partir dessa capacidade. E para fazer isso com sucesso, os governos precisam implementar incentivos de produção de SAF semelhantes aos que já existem para biogás e biodiesel", comunicou a Iata.Confira abaixo a produção de SAF até o momento.