América Latina precisará de 2.550 novas aeronaves nos próximos 20 anos
38 mil novos pilotos terão de ser treinados no período, segundo Airbus
A frota em serviço da América Latina quase dobrará, das 1.450 aeronaves atualmente em serviço para 2.850, nas próximas duas décadas. Mais da metade dessas aeronaves atenderá à crescente demanda, enquanto 45% apoiarão a substituição de aeronaves menos eficientes em termos de combustível, melhorando significativamente a pegada ambiental da região.
De acordo com a mais recente Airbus Global Market Forecast (GMF), a região da América Latina e Caribe precisará de 2.550 novas aeronaves de passageiros e cargueiros, das quais 2.330 serão aeronaves de corredor único e 220 widebodies.
De 2002 a 2019, o tráfego de passageiros na América Latina quase triplicou e deve dobrar nas próximas duas décadas -- aumentando de 0,44 viagens anuais per capita em 2019 para 0,86 viagens anuais per capita em 2041. Taxas de viagens per capita na Argentina, Brasil e o Chile será ainda maior e mais que o dobro.
A maior propensão das viagens aéreas é impulsionada pelo crescimento projetado na classe média e pela evolução dos modelos de negócios das companhias aéreas, tornando as viagens aéreas mais acessíveis. Em 2041, espera-se que a classe média atinja 500 milhões de pessoas, representando 67 porcento da população da América Latina e do Caribe.
A região deverá se recuperar totalmente das quedas por conta da crise provocada pela covid-19 entre 2023 e 2025. O tráfego de passageiros de origem e destino (O&D) na América Latina deverá aumentar nos próximos 20 anos em 3,7 porcento ao ano, e mais que dobrará nos próximos 20 anos. O tráfego doméstico crescerá a uma taxa maior de 4,0 porcento ao ano, enquanto o tráfego intra-América Latina e Caribe crescerá 3,2 porcento.
Para pilotar essa frota crescente, prevê-se que 38.000 novos pilotos e 38.000 técnicos precisarão ser treinados nos próximos 20 anos na América Latina, representando uma receita de serviço de US$ 13 bilhões até 2041.
A Airbus vendeu mais de 1.150 aeronaves, tem uma carteira de pedidos de quase 500 e mais de 700 em operação em toda a América Latina e Caribe, representando quase 60 porcento de participação de mercado da frota em serviço. Desde 1994, a Airbus garantiu aproximadamente 70 porcento dos pedidos líquidos na região.