Iata aponta recuperação internacional da aviação em janeiro
Números da entidade mostram que a ômicron afetou, mas não com impacto profundo a aviação mundial
Números levantados pela Iata mostram que a recuperação das viagens aéreas desacelerou tanto nos voos domésticos quanto internacionais em janeiro de 2022 em relação a dezembro de 2021. O fluxo de viagens se comportou assim, segundo a organização, em razão da imposição de restrições de viagens após o surgimento da variante ômicron em novembro de 2021.
Mesmo assim, os números apresentados pela Iata podem ser considerados animadores para um setor que teve muitas perdas nos últimos dois anos. A demanda total de viagens aéreas (medida em passageiro pagante-quilômetro ou RPKs) subiu 82,3% em janeiro de 2022 em relação a janeiro de 2021. Porém, caiu 4,9% em relação ao mês anterior (dezembro de 2021) com ajuste sazonal.
Já as viagens aéreas domésticas aumentaram 41,5% em janeiro deste ano na comparação com período idêntico no ano anterior, mas caíram 7,2% em relação a dezembro de 2021 com ajuste sazonal. Os RPKs internacionais subiram 165,6% versus janeiro de 2021, mas caíram 2,2% em relação a dezembro de 2021 com ajuste sazonal.
“A recuperação das viagens aéreas continuou em janeiro, apesar do ritmo menor causado pela variante ômicron. O fortalecimento dos controles de fronteira não impediu a disseminação da variante. E nos lugares com forte imunização da população, os sistemas de saúde pública não estão sobrecarregados. Muitos governos estão ajustando as políticas da covid-19 para que se alinhem às de outros vírus endêmicos. Isso inclui o relaxamento das restrições de viagem que causaram um impacto devastador na vida, na economia e na liberdade de viajar”, apontou o diretor geral da entidade, Willie Walsh.
REGIÕES
Na análise por regiões, o levantamento da associação aponta que as companhias aéreas da América Latina apresentaram aumento de 157% no tráfego de janeiro em comparação com o mesmo mês de 2021, acima do incremento de 150% registrado em dezembro de 2021 em relação a dezembro de 2020. Em janeiro deste ano, a capacidade cresceu 91% e a taxa de ocupação aumentou 19 pontos percentuais, atingindo 75%, a maior taxa de ocupação entre as regiões pelo 16º mês consecutivo.
Já na parte norte da América as empresas de aviação tiveram alta de 148% no tráfego internacional no mesmo período, sobre janeiro do ano passado. A capacidade aumentou 78% e a taxa de ocupação subiu 17 pontos percentuais, atingindo 59%.
As europeias relataram incremento de 225% no tráfego internacional, mais uma vez levando em conta a comparação entre o primeiro mês deste ano e do ano passado. A capacidade aumentou 129% e a taxa de ocupação subiu 19 pontos percentuais, chegando a 66%.
Ainda levando em conta a comparação de janeiro, nas regiões de Ásia-Pacífico, Oriente Médio e África as altas no tráfego internacional aéreo foram de 124%, 145% e 17%, respectivamente. Esses índices mostram que o continente africano foi o que menos evoluiu no fluxo de voos internacionais no período.
Um levantamento anterior da Iata, divulgado também este mês, havia mensurado o desempenho de segurança do setor pelo mundo no ano passado.
Mesmo assim, os números apresentados pela Iata podem ser considerados animadores para um setor que teve muitas perdas nos últimos dois anos. A demanda total de viagens aéreas (medida em passageiro pagante-quilômetro ou RPKs) subiu 82,3% em janeiro de 2022 em relação a janeiro de 2021. Porém, caiu 4,9% em relação ao mês anterior (dezembro de 2021) com ajuste sazonal.
Já as viagens aéreas domésticas aumentaram 41,5% em janeiro deste ano na comparação com período idêntico no ano anterior, mas caíram 7,2% em relação a dezembro de 2021 com ajuste sazonal. Os RPKs internacionais subiram 165,6% versus janeiro de 2021, mas caíram 2,2% em relação a dezembro de 2021 com ajuste sazonal.
“A recuperação das viagens aéreas continuou em janeiro, apesar do ritmo menor causado pela variante ômicron. O fortalecimento dos controles de fronteira não impediu a disseminação da variante. E nos lugares com forte imunização da população, os sistemas de saúde pública não estão sobrecarregados. Muitos governos estão ajustando as políticas da covid-19 para que se alinhem às de outros vírus endêmicos. Isso inclui o relaxamento das restrições de viagem que causaram um impacto devastador na vida, na economia e na liberdade de viajar”, apontou o diretor geral da entidade, Willie Walsh.
REGIÕES
Na análise por regiões, o levantamento da associação aponta que as companhias aéreas da América Latina apresentaram aumento de 157% no tráfego de janeiro em comparação com o mesmo mês de 2021, acima do incremento de 150% registrado em dezembro de 2021 em relação a dezembro de 2020. Em janeiro deste ano, a capacidade cresceu 91% e a taxa de ocupação aumentou 19 pontos percentuais, atingindo 75%, a maior taxa de ocupação entre as regiões pelo 16º mês consecutivo.
Já na parte norte da América as empresas de aviação tiveram alta de 148% no tráfego internacional no mesmo período, sobre janeiro do ano passado. A capacidade aumentou 78% e a taxa de ocupação subiu 17 pontos percentuais, atingindo 59%.
As europeias relataram incremento de 225% no tráfego internacional, mais uma vez levando em conta a comparação entre o primeiro mês deste ano e do ano passado. A capacidade aumentou 129% e a taxa de ocupação subiu 19 pontos percentuais, chegando a 66%.
Ainda levando em conta a comparação de janeiro, nas regiões de Ásia-Pacífico, Oriente Médio e África as altas no tráfego internacional aéreo foram de 124%, 145% e 17%, respectivamente. Esses índices mostram que o continente africano foi o que menos evoluiu no fluxo de voos internacionais no período.
Um levantamento anterior da Iata, divulgado também este mês, havia mensurado o desempenho de segurança do setor pelo mundo no ano passado.