Aviação doméstica registra 75% do volume pré-pandemia em setembro
Número de passageiros transportados no doméstico em setembro representa 75% do total aferido há dois anos
A demanda e a oferta de voos no mercado doméstico estão próximas ao patamar do período pré-pandemia, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (26) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Os indicadores aferidos no mês de setembro deste ano apresentaram retração de apenas 17% na comparação com dados de 2019 (ainda antes da crise).
Durante todo o mês de setembro deste ano foram embarcados mais de 5,8 milhões de passageiros no mercado doméstico, valor que corresponde a 75% do total de embarques em igual período de 2019. No acumulado do ano, esse valor foi da ordem de 41 milhões de passageiros, redução de 40,6% na comparação com dois anos antes.
O volume de carga e correio pago transportado pelas companhias aéreas no mês de setembro dentro do País foi de 32,5 mil toneladas, número 9,7% menor do total registrado em igual período de 2019.
Por sua vez, o transporte de carga e correio pago teve crescimento de 24% no mês de setembro na comparação com dois anos antes, com volume total de 81.818 toneladas transportadas. No acumulado dos nove meses do ano, a alta no indicador foi de aproximadamente 14% frente aos dados de 2019.
Em um mercado balanceado entre Azul, Gol e Latam, a última companhia assumiu a liderança do setor aéreo doméstico brasileiro de acordo com os dados da Anac. Os números apontam que a Latam Brasil ampliou sua participação chegando a 37,5% em setembro (em agosto registrou 35,3%). A Azul está sem segundo lugar em share e a Gol em terceiro. Além disso, a ocupação das aeronaves da Latam nos voos nacionais pulou de 81,3%, em agosto deste ano, para 83,9% em setembro.
No último mês, a empresa operou 82% da sua oferta doméstica de assentos (medida em ASK) em comparação com setembro de 2019 (período anterior à pandemia). Se comparado com setembro de 2020, a oferta de assentos dobrou (220%). Ao todo, foram 466 voos nacionais diários, que transportaram 2 milhões de passageiros no mês passado. Em agosto, essa quantidade foi de 1,8 milhão.
“Temos trabalhado diariamente para entender a necessidade e o desejo dos passageiros, buscando ofertar rotas atrativas de forma ágil para o consumidor e sustentável financeiramente para a companhia. A nossa liderança pelo segundo mês consecutivo mostra que estamos no caminho certo e quem sai ganhando são os passageiros brasileiros que têm mais opções para voar”, afirmou o diretor de Vendas e Marketing da Latam Brasil, Diogo Elias.
Durante todo o mês de setembro deste ano foram embarcados mais de 5,8 milhões de passageiros no mercado doméstico, valor que corresponde a 75% do total de embarques em igual período de 2019. No acumulado do ano, esse valor foi da ordem de 41 milhões de passageiros, redução de 40,6% na comparação com dois anos antes.
O volume de carga e correio pago transportado pelas companhias aéreas no mês de setembro dentro do País foi de 32,5 mil toneladas, número 9,7% menor do total registrado em igual período de 2019.
INTERNACIONAL
Apesar de alguns países já terem reaberto suas fronteiras para o Turismo internacional, no geral, os indicadores dos voos para o Exterior permanecem sob influência da forte retração registrada nos últimos meses. A demanda de passageiros no nono mês do ano foi 73,6% menor do que o valor registrado no mesmo mês de 2019. Na comparação com igual período, a queda na oferta por voos foi de 61,6%. Os dados levam em conta apenas as empresas aéreas nacionais.Por sua vez, o transporte de carga e correio pago teve crescimento de 24% no mês de setembro na comparação com dois anos antes, com volume total de 81.818 toneladas transportadas. No acumulado dos nove meses do ano, a alta no indicador foi de aproximadamente 14% frente aos dados de 2019.
LATAM À FRENTE
Em um mercado balanceado entre Azul, Gol e Latam, a última companhia assumiu a liderança do setor aéreo doméstico brasileiro de acordo com os dados da Anac. Os números apontam que a Latam Brasil ampliou sua participação chegando a 37,5% em setembro (em agosto registrou 35,3%). A Azul está sem segundo lugar em share e a Gol em terceiro. Além disso, a ocupação das aeronaves da Latam nos voos nacionais pulou de 81,3%, em agosto deste ano, para 83,9% em setembro.
No último mês, a empresa operou 82% da sua oferta doméstica de assentos (medida em ASK) em comparação com setembro de 2019 (período anterior à pandemia). Se comparado com setembro de 2020, a oferta de assentos dobrou (220%). Ao todo, foram 466 voos nacionais diários, que transportaram 2 milhões de passageiros no mês passado. Em agosto, essa quantidade foi de 1,8 milhão.
“Temos trabalhado diariamente para entender a necessidade e o desejo dos passageiros, buscando ofertar rotas atrativas de forma ágil para o consumidor e sustentável financeiramente para a companhia. A nossa liderança pelo segundo mês consecutivo mostra que estamos no caminho certo e quem sai ganhando são os passageiros brasileiros que têm mais opções para voar”, afirmou o diretor de Vendas e Marketing da Latam Brasil, Diogo Elias.