Mercados asiáticos inciam retomada de voos domésticos
Países como a China, Coreia do Sul e Vietnã já iniciaram a retomada dos voos domésticos.

As operações domésticas sul-coreanas também estão começando a restabelecer os serviços no país. A capacidade da Korean Air caiu 60% em abril, em comparação com o ano passado, operando apenas 36 voos domésticos diários em seis de suas 17 rotas. Para maio, a expectativa é que haja uma queda menor (52%) na demanda e que sejam operados 59 voos diários em 15 rotas domésticas.
O Vietnã é o mais recente mercado asiático a iniciar a recuperação dos voos domésticos. Devido às restrições governamentais, a Vietnam Airlines estava operando um único voo diária na rota Hanoi-Ho Chi Minh. No entanto, desde 23 de abril, o país está aumentando progressivamente as viagens domésticas, com 20 rotas reiniciadas.
Na Malásia, a demanda doméstica tem potencial para recuperar de 75% a 80% dos níveis de 2019 até o final do ano. As companhias aéreas AirAsia e Malindo Air encerraram suas operações domésticas devido à pandemia, mas as duas retomaram um número limitado de voos durante a semana de 27 de abril. No entanto, a demanda inicial permanecerá baixa em razão da prorrogação do bloqueio de viagens até 12 de maio.
Apesar dos sinais de recuperação em alguns países, o cenário a curto prazo permanece ruim para outros mercados. No Japão, Japan Airlines aumentou a suspensão de suas operações de 37% no início de abril para 68% até 10 de maio, enquanto a All Nippon Airways reduziu seus voos domésticos em 70%. Já o mercado interno da Indonésia foi o menos afetado pela pandemia, mas essa situação mudou quando o governo proibiu os serviços regulares de passageiros até 1º de junho.