Aviação nas Américas está acima do resto do mundo em 2019
Do total lucrado, a América do Norte representará US$ 15 bilhões, US$ 0,5 bilhão a mais que 2018, enquanto a América Latina será responsável por US$ 0,2 bilhão
A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) realizou um balanço sobre a aviação internacional para 2019 e destacou as Américas como única região do planeta com previsão de desempenho superior ao registrado no ano passado. Europa e Ásia-Pacífico terão as maiores quedas ao longo do ano.
De acordo com a entidade, a previsão da indústria global é lucrar US$ 28 bilhões, US$ 2 bilhões a menos que o obtido no ano passado. Do total lucrado, a América do Norte representará US$ 15 bilhões, US$ 0,5 bilhão a mais que 2018, enquanto a América Latina será responsável por US$ 0,2 bilhão. No último ano, a região latino-americana teve prejuízo de US$ 0,5 bilhão.
Consequentemente, as regiões também serão as únicas com lucro por passageiro superior ao registrado no último ano. Na América do Norte, cada viajante dará US$ 14,77 de lucro à companhia aérea, enquanto na América Latina, tal valor será de US$ 0,50, vencendo o prejuízo de US$ 1,65 por pax visto em 2018. A média global cairá de US$ 6,85 para US$ 6,12.
Se o grande continente americano parece promissor aos olhos da Iata, a Europa e a Ásia-Pacífico têm tendências de queda em 2019. Responsáveis por US$ 9,4 bilhões de lucro em 2018, os europeus deverão ficar com fatia de US$ 8,1 bilhões neste ano. Já os asiáticos terão redução de US$ 7,7 bilhões para US$ 6 bilhões.
Confira a comparação regional divulgada pela Iata:
De acordo com a entidade, a previsão da indústria global é lucrar US$ 28 bilhões, US$ 2 bilhões a menos que o obtido no ano passado. Do total lucrado, a América do Norte representará US$ 15 bilhões, US$ 0,5 bilhão a mais que 2018, enquanto a América Latina será responsável por US$ 0,2 bilhão. No último ano, a região latino-americana teve prejuízo de US$ 0,5 bilhão.
Consequentemente, as regiões também serão as únicas com lucro por passageiro superior ao registrado no último ano. Na América do Norte, cada viajante dará US$ 14,77 de lucro à companhia aérea, enquanto na América Latina, tal valor será de US$ 0,50, vencendo o prejuízo de US$ 1,65 por pax visto em 2018. A média global cairá de US$ 6,85 para US$ 6,12.
Se o grande continente americano parece promissor aos olhos da Iata, a Europa e a Ásia-Pacífico têm tendências de queda em 2019. Responsáveis por US$ 9,4 bilhões de lucro em 2018, os europeus deverão ficar com fatia de US$ 8,1 bilhões neste ano. Já os asiáticos terão redução de US$ 7,7 bilhões para US$ 6 bilhões.
Confira a comparação regional divulgada pela Iata:
Região | Aumento demanda (%) | Aumento capacidade (%) | Ocupação (%) | Lucro líquido (bilhões/US$) | Lucro por pax (bilhões/US$) |
Planeta | 2018: 7,4 | 6,9 | 81,9 | 30,0 | 6,85 |
2019: 5,0 | 4,7 | 82,1 | 28,0 | 6,12 | |
América do Norte | 2018: 5,3 | 4,9 | 83,9 | 14,5 | 14,66 |
2019: 4,3 | 4,1 | 84,0 | 15,0 | 14,77 | |
Europa | 2018: 7,5 | 6,6 | 84,6 | 9,4 | 8,20 |
2019: 4,9 | 5,6 | 84,0 | 8,1 | 6,75 | |
Ásia-Pacífico | 2018: 9,5 | 8,8 | 81,5 | 7,7 | 4,74 |
2019: 6,3 | 5,7 | 82,0 | 6,0 | 3,51 | |
Oriente Médio | 2018: 5,0 | 5,9 | 74,5 | -1,0 | -4,46 |
2019: 2,0 | 0,6 | 75,5 | -1,1 | -5,01 | |
América Latina | 2018: 7,0 | 7,3 | 81,6 | -0,5 | -1,65 |
2019: 6,2 | 5,1 | 82,5 | 0,2 | 050 | |
África | 2018: 6,1 | 4,4 | 71,5 | -0,1 | -1,09 |
2019: 4,3 | 3,7 | 71,9 | -0,1 | -1,54 |