Programa Voa Brasil supera 80 cidades reservadas por aposentados do INSS; veja Top 3
Desde o final de julho de 2024, quando foi lançado, 35.419 já foram passagens reservadas

O Programa Voa Brasil completou oito meses com mais de 80 cidades procuradas pelos aposentados do INSS, segundo dados do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor). Entraram na lista em março os aeroportos de Fernando de Noronha (PE), Guanambi (BA) e Teófilo Otoni (MG), ampliando para 82 municípios no total.
Desde o final de julho de 2024, quando foi lançado, 35.419 já foram passagens reservadas no primeiro programa de inclusão social da aviação brasileira, número suficiente para lotar 270 aeronaves. São Paulo continua sendo a cidade mais procurada pelos aposentados, com 10.261 bilhetes (quase 30% do total), seguida pelo Rio de Janeiro (3.050), Recife (2.745), Fortaleza (2.453) e Brasília (2.268).
Nos últimos dois meses, o aeroporto do Recife foi o segundo destino mais procurado pelos beneficiários do programa, ultrapassando os aeroportos do Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont). Entre os 20 principais destinos, apenas três não são capitais: Campinas (SP), Juazeiro do Norte (CE) e Porto Seguro (BA).
“O objetivo do programa, de incluir novos usuários no transporte aéreo, de permitir que grupos como os aposentados do INSS possam encontrar passagens mais acessíveis, sem subsídio, este objetivo está plenamente atingido. São mais de 50 cidades do interior procuradas, possibilitando reencontros de familiares ou mesmo estimulando o Turismo e promovendo aviação regional”
Sílvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos
Para participar do Voa Brasil, o aposentado do INSS deve acessar o programa pelo site www.gov.br/voabrasil e escolher data, origem e destino. Passagens de até R$ 200 serão oferecidas àqueles que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses. Cada aposentado por comprar até dois trechos por ano.
Para a segunda fase do Voa Brasil, o Ministério de Portos e Aeroportos, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), utilizará a base de dados do ProUni, Fies e Sisu para relacionar os estudantes elegíveis a acessar o programa. O levantamento deste quantitativo está sendo feito pelo MEC.
“Há um dado que mostra o interesse dos aposentados pelo programa. Neste período, cerca de 150 mil beneficiários acessaram o sistema, resultado em 35 mil bilhetes, ou 24% dos interessados. No site das companhias aéreas, este percentual fica entre 1% e 3%, ou seja, o número de reservas confirmadas no Voa Brasil tem um percentual muito superior”
Tomé Franca, secretário Nacional de Aviação Civil do MPor