American apelará decisão sobre bloqueio de aliança com JetBlue
Departamento de Justiça dos EUA quer terminar com a Northeast Alliance, parceria entre as aéreas
A American Airlines disse nesta quarta-feira (31) que vai apelar de uma decisão judicial que forçaria a companhia aérea a romper sua parceria com a JetBlue Airways no Nordeste dos Estados Unidos. As informações são do portal Travel Weekly.
A American e a JetBlue têm um prazo até o final de junho para encerrar o acordo no qual coordenam voos e compartilham receita. O Departamento de Justiça entrou com um processo para bloquear a aliança, e um juiz federal decidiu na semana passada que a parceria viola a lei antitruste.
"Temos um sistema que permite recurso e vamos fazer isso", disse o CEO da AA, Robert Isom, durante uma conferência com investidores. "Enquanto isso, teremos de trabalhar com o Departamento de Justiça e a JetBlue para descobrir exatamente o que faremos nesse ínterim."
A American pode solicitar a suspensão da ordem do juiz enquanto apela. O Departamento de Justiça se recusou a comentar.
De acordo com a publicação, perder a aliança seria um revés para a American, que precisaria encontrar outra forma de crescer em Nova York e Boston, onde recuou durante muitos anos diante da concorrência da Delta Air Lines e da United Airlines.
No entanto, o custo exato de perder a Northeast Alliance (NEA), como é chamado o acordo com a JetBlue, não está claro. O diretor financeiro da AA, Devon May, disse na mesma conferência de Bernstein que o fim da parceria não teria um impacto significativo na margem de lucro operacional da companhia aérea, mas não forneceu um valor de perda de receita.
A American e a JetBlue têm um prazo até o final de junho para encerrar o acordo no qual coordenam voos e compartilham receita. O Departamento de Justiça entrou com um processo para bloquear a aliança, e um juiz federal decidiu na semana passada que a parceria viola a lei antitruste.
"Temos um sistema que permite recurso e vamos fazer isso", disse o CEO da AA, Robert Isom, durante uma conferência com investidores. "Enquanto isso, teremos de trabalhar com o Departamento de Justiça e a JetBlue para descobrir exatamente o que faremos nesse ínterim."
A American pode solicitar a suspensão da ordem do juiz enquanto apela. O Departamento de Justiça se recusou a comentar.
De acordo com a publicação, perder a aliança seria um revés para a American, que precisaria encontrar outra forma de crescer em Nova York e Boston, onde recuou durante muitos anos diante da concorrência da Delta Air Lines e da United Airlines.
No entanto, o custo exato de perder a Northeast Alliance (NEA), como é chamado o acordo com a JetBlue, não está claro. O diretor financeiro da AA, Devon May, disse na mesma conferência de Bernstein que o fim da parceria não teria um impacto significativo na margem de lucro operacional da companhia aérea, mas não forneceu um valor de perda de receita.