Qantas se prepara para reassumir título de voo comercial mais longo do mundo
Plano é lançar voos diretos da Austrália para Londres e Nova York com duração de mais de 19 horas
A Qantas sempre figurou no ranking das companhias aéreas que operam voos comerciais mais longos do mundo. E agora, a companhia australiana está perto de reassumir este título, fruto do desenvolvimento do "Projeto Sunrise", que levou quase sete anos para ser produzido.
O plano é lançar voos diretos da Austrália para Londres e Nova York a bordo de A350s adaptados. Ao todo, a companhia já encomendou 12 aeronaves do modelo, que começam a chegar em meados de 2026. Os jatos transportarão 238 viajantes em cabines espaçosas e ergonomicamente projetadas voos extremamente longos.
Tanto é que os passageiros em suítes de primeira classe vão desfrutar de uma cama extra grande, bem como um assento reclinável a parte, guarda-roupa próprio, TV de 32 polegadas e uma mesa de jantar/trabalho. Haverá ainda 40 assentos Premium Economy e 140 assentos Economy.
Vanessa Hudson, que assumiu como CEO da Qantas recentemente, destacou que os voos mais longos do mundo serão "uma ótima oportunidade para os australianos conhecerem o mundo a bordo do A350. Isso nos permitirá voar de Sydney e Melbourne para Nova York e Londres sem escalas", disse.
A CEO lembrou ainda que os voos de longa distância de 17 horas de Perth para a Europa "continuam registrando um forte desempenho, o que nos dá mais confiança sobre o Projeto Sunrise".
O próximo passo é encontrar maneiras de minimizar jetlag em voos, o que inclui a utilização de diferentes configurações de luz para emular vários momentos do dia e introduzir uma "zona de bem-estar" com luzes enriquecidas em azul que criarão nuvens de movimento lento, projeções de luar e reflexos de água.
Voo mais longo do mundo hoje é da Singapore
Hoje, quem detém o título de voo comercial direto mais longo do mundo é a Singapore Airlines, com sua rota que vai de Cingapura a Nova York em cerca de 19 horas. O Projeto Sunrise da Qantas espera ultrapassar este tempo de voo, superando as 19 horas no ar.
O plano original era que os voos começassem no início de 2023, mas a pandemia atrasou o projeto, que acabou sendo novamente adiado devido a um atraso na fabricação depois que um regulador pediu para redesenhar o tanque central do avião. Isso fez com que a data de inauguração fosse alterada para 2026
Com informações do The Independent.