Pedro Menezes   |   03/09/2024 13:20
Atualizada em 03/09/2024 21:24

Latam anuncia voos para Fernando de Noronha a partir de novembro

Voos serão realizados a bordo de A319s, com partidas diárias e inéditas do Aeroporto de Guarulhos (SP)


Ed Machado/Governo de Pernambuco
Raquel Lyra, governadora de Pernambuco, e Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil
Raquel Lyra, governadora de Pernambuco, e Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil

A Latam Brasil e o Governo do Estado de Pernambuco assinaram um acordo, nesta terça-feira (3), com a presença da governadora Raquel Lyra e do CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier, para iniciar operações em Fernando de Noronha, com saídas de Guarulhos (SP), a partir de novembro, a bordo de A319s.

A parceria foi firmada hoje (3), no Palácio do Campo das Princesas, no Recife (PE), e já nos próximos dias, a Latam começará a vender as passagens aéreas em latam.com e demais canais para a nova rota.

“A parceria com a Latam representa mais um passo em direção à nossa meta, de garantir a ampliação da conexão de Pernambuco com outros mercados. O acordo fortalece o nosso turismo e aquece a nossa economia, garantindo condições para que, cada vez mais, o Estado receba um número maior de visitantes”

Raquel Lyra, governadora do Estado de Pernambuco

Ainda sujeito a alterações, a Latam começará a operar a rota Guarulhos-Fernando de Noronha com voos diários a bordo de aeronaves Airbus A319, com capacidade para 126 passageiros em cabine Economy e 12 passageiros em cabine Premium Economy. O voo terá 3h50 de duração e se trata da primeira operação da Latam no arquipélago. Em breve, a Latam anunciará os horários do voo.

“A Latam está aproximando o mundo de Recife e Fernando de Noronha porque investir em Pernambuco é investir no turismo do Brasil. Esse é mais um capítulo do nosso compromisso com o crescimento da aviação brasileira. Nenhuma outra empresa aérea investiu tanto neste País nos três últimos anos"

Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil

Com potencial para movimentar 40 mil passageiros por ano, essa será a primeira operação para o arquipélago a partir do hub (centro de conexões) de São Paulo, onde a Latam responde por 50% da operação total do aeroporto, incluindo 35% voos internacionais de/para o Brasil.

Como Noronha vai receber voos do A319?

Divulgação
A319s já podem pousar no aeroporto do jeito que está hoje, mas não totalmente cheios, com restrição de 120 passageiros
A319s já podem pousar no aeroporto do jeito que está hoje, mas não totalmente cheios, com restrição de 120 passageiros

Em outubro de 2022, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) interrompeu as operações de aeronaves de Airbus, Boeing e Embraer até que as obras sejam realizadas. Então como a Latam vai operar voos com A319s já a partir deste ano, se o aeroporto ainda vai começar as obras de ampliação?

Hoje, existe uma medida cautelatória da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que proíbe os voos de qualquer turbojato por conta das condições da pista. No entanto, a Latam está confiante que, com as obras avançando até o mês de novembro, a medida da Anac seja extinta e os A319s possam operar no aeroporto.

Dois anos de reforma

PANROTAS/Beatriz Contelli
Fernando de Noronha ganhará voos a partir de Guarulhos (SP) ainda este ano
Fernando de Noronha ganhará voos a partir de Guarulhos (SP) ainda este ano

Iniciadas em 2022, as obras de expansão do Aeroporto Governador Carlos Wilson, em Fernando de Noronha, têm gerado impactos significativos no destino. Devido à proibição da Anac para pousos de aviões de grande porte, como boeings e jatos, a Gol suspendeu suas operações na ilha. Atualmente, o transporte aéreo é realizado pelas aeronaves ATR das companhias Azul e Voepass.

Devido à medida e à demora na conclusão da reforma, resorts, receptivos, restaurantes, guias de Turismo e o próprio Parque Nacional de Noronha observaram uma queda no número de visitantes.

"Embora tenhamos nos recuperado rapidamente da pandemia de Covid-19 e alcançado números positivos no primeiro trimestre, estamos enfrentando desafios de infraestrutura relacionados às obras do aeroporto, que têm afetado as visitações"

Alice Grossman, diretora da EcoNoronha

Associações e entidades do Turismo de Fernando de Noronha têm questionado o Governo sobre os atrasos da reforma orçada em R$ 60 milhões. A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi), por sua vez, afirma que as condições climáticas e a complexa logística de transporte de insumos e equipamentos para a ilha foram fatores que impactaram o andamento das obras.

“Foi necessário adaptar uma embarcação para conseguirmos transportar a usina de asfalto que pesa mais de 30 toneladas. Cerca de 70% do valor da obra é destinado aos transportes feitos ao longo dos meses. Espera-se que, com a conclusão das obras e o retorno das aeronaves a jato pela Anac, o Turismo seja beneficiado e a economia local fique ainda mais aquecida”, compartilha o secretário executivo da Semobi, Felipe Luiz Fonseca.

Veja como vai ficar o novo aeroporto de Noronha

Dix Aeroportos
Projeto prevê um terminal três vezes maior que o atual
Projeto prevê um terminal três vezes maior que o atual

Recentemente, a Dix Aeroportos, empresa concessionária que administra o Aeroporto de Fernando de Noronha (PE), divulgou as imagens ilustrativas do novo terminal de passageiros que vai começar a ser construído no arquipélago e que tem previsão de conclusão em outubro de 2026.

Serão investidos na obra R$ 57 milhões. “O terminal terá sua área ampliada de 1 mil m² para 3,3 mil m² com capacidade para movimentar 400 mil passageiros por ano de forma sustentável atendendo de imediato e de forma confortável aos usuários durante os 25 anos de concessão”, afirmou Manoel Ferreira, diretor da Dix.

*Colaborou Beatriz Contelli.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados