São Paulo investe em novos voos em aeroportos regionais
Estado conta com 5 mil frequências semanais e espera atender a demanda de passageiros com novas rotas
O Estado de São Paulo tem buscado avançar na conectividade aérea com novos voos em aeroportos regionais. Um exemplo são os quatro voos regulares entre Araraquara e Campinas, que começarão em 14 de outubro e já estão à venda pela Azul.
Os quatro voos anunciados partirão de Araraquara, do Aeroporto Bartolomeu de Gusmão, às 6h30, 10h40, 15h30 e 19h20, e retornam de Viracopos às 10h10, 15h, 18h50 e 23h25. A conectividade entre os clientes das duas regiões será de 61 destinos, e deve motivar a ampliação para outras regiões do país, por meio das lojas e unidade logística da companhia aérea.
Para o governo do Estado, a retomada dos voos deste aeroporto representa um desenvolvimento para a região que, segundo levantamento, atenderá a uma demanda de clientes frequentes que viajam por motivo de negócios entre as duas cidades.
Mas o inicio da operação terá impacto ainda maior para o Turismo, que neste primeiro semestre registrou aumento de 9% no número de chegadas nos aeroportos regionais, conforme dados obtidos pelo Centro de Inteligência e Economia do Turismo (CIET), da Setur-SP.
A partir de 14 de outubro, São Paulo contará com oito aeroportos regionais com voos comerciais regulares: Araçatuba, Araraquara, Bauru, Marília, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Ribeirão Preto, além de Campinas, Congonhas e Guarulhos.
Conectividade e infraestrutura
Atualmente, o Estado conta com 5.042 frequências semanais. Em março, São José dos Campos (SP), no Vale do Paraíba, e Rio de Janeiro iniciaram a operação entre Riogaleao e Aeroporto Professor Urbano Ernesto Stumpf. Em dezembro, São Paulo ganha novos voos de Campinas até Assunção, capital paraguaia.
São Paulo também avança com o programa stopover, que visa que passageiros em voos com conexão por São Paulo permaneçam até três dias em destinos paulistas, sem custo adicional. As três grandes aéreas que operam em SP: Gol, Latam e Azul já aderiram ao programa.
Em abril deste ano, concessionária que opera o Aeroporto de Congonhas apresentou o projeto de ampliação que prevê novo terminal de passageiros, com área de embarque e desembarque de 105 mil metros quadrados - o dobro do tamanho atual.