Jornal português aponta que Neeleman deixará Tap; ele nega
A publicação indica que os resultados recentes da Tap e atritos com o governo do país europeu impulsionam a saída de Neeleman até 2020; veja na PANROTAS
David Neeleman está interessado em vender sua parte na Tap. O proprietário da Azul Linhas Aéreas é também acionista do consórcio Atlantic Gateway, que em 2015 adquiriu 45% da companhia aérea de Portugal, dividindo o negócio com o governo local de uma transportadora que até então era totalmente estatal. É o que apontam os portugueses do Jornal de Negócios.
A publicação indica que os resultados recentes da Tap e atritos com o governo do país europeu impulsionam uma movimentação de Neeleman e de seu parceiro no consórcio, Humberto Pedrosa, para sair até março de 2020.
O Jornal de Negócios ainda afirma que o brasileiro-americano desenvolve, em paralelo, contatos com Lufthansa, British Airways, Air France e United Airlines.
NEELEMAN DIZ ESTAR ENTUSIASMADO COM A TAP
“Eu e a Azul, empresa que eu controlo, acreditamos no futuro da Tap e detemos hoje direitos equivalentes a mais de 70% dos direitos econômicos da companhia”, afirmou David Neeleman à Agência Lusa, em meio aos rumores. "Hoje, tal como em 2015, quando ninguém acreditava, estou cada vez mais entusiasmado com o futuro da aérea", completou o empresário.Na mesma matéria, no entanto, ele admite que “os resultados para os acionistas não têm sido tão rápidos como gostaríamos”.
Experiente, Neeleman despista os rumores e afirma que a Tap, que ele quase controlou majoritariamente às épocas da negociação (inicialmente o Atlantic Gateway ficaria com 61% do capital), necessita de ambiente mais tranquilo para trabalhar. “A Tap precisa de foco e os seus trabalhadores de paz para continuar a implementar o que tem que ser feito, que é o melhor para Tap. Especulações e outro tipo de manobras em nada ajudam a este extraordinário projeto tão relevante para Portugal.”
“Logo na primeira semana sob a nossa gestão, pagamos cerca de 100 milhões de euros de dívidas anteriores à nossa entrada e continuamos a fazê-lo”, realça e acrescenta que “hoje, a Tap tem 245 milhões de euros em caixa, mais de três vezes o que tinha na data da privatização”.
A sinergia entre a principal companhia aérea de Portugal, Tap, e a Azul Linhas Aéreas, é nítida desde a aquisição de Neeleman, por meio de seu consórcio. Em 2017, o ex-presidente da brasileira se mudou para Portugal para assumir como CCO e posteriormente presidente da portuguesa, mostrando que era Neeleman quem dava as cartas na aérea europeia. Além disso, neste mês a Azul enviou proposta de joint-venture à Tap. Vale ressaltar que desde 2016, quem voa Tap pode acumular pontos no TudoAzul e quem voa Azul pode pontuar no Miles and Go, da aérea portuguesa. Passageiros que voam a Portugal com a Azul (a companhia liga Campinas a Porto e Lisboa) podem se conectar na Europa com a parceira.
Procuradas, Azul e Tap Air Portugal optaram por não comentar o caso