Rodrigo Vieira   |   27/11/2019 15:59
Atualizada em 28/11/2019 20:22

Jornal português aponta que Neeleman deixará Tap; ele nega

A publicação indica que os resultados recentes da Tap e atritos com o governo do país europeu impulsionam a saída de Neeleman até 2020; veja na PANROTAS


Emerson Souza
David Neeleman, controlador da Azul, pretende deixar a Tap, aponta a imprensa portuguesa
David Neeleman, controlador da Azul, pretende deixar a Tap, aponta a imprensa portuguesa
David Neeleman está interessado em vender sua parte na Tap. O proprietário da Azul Linhas Aéreas é também acionista do consórcio Atlantic Gateway, que em 2015 adquiriu 45% da companhia aérea de Portugal, dividindo o negócio com o governo local de uma transportadora que até então era totalmente estatal. É o que apontam os portugueses do Jornal de Negócios.

A publicação indica que os resultados recentes da Tap e atritos com o governo do país europeu impulsionam uma movimentação de Neeleman e de seu parceiro no consórcio, Humberto Pedrosa, para sair até março de 2020.

Da Redação
Humberto Pedrosa, parceiro de Neeleman no Consórcio Atlantic Gateway
Humberto Pedrosa, parceiro de Neeleman no Consórcio Atlantic Gateway
O Jornal de Negócios ainda afirma que o brasileiro-americano desenvolve, em paralelo, contatos com Lufthansa, British Airways, Air France e United Airlines.

NEELEMAN DIZ ESTAR ENTUSIASMADO COM A TAP

“Eu e a Azul, empresa que eu controlo, acreditamos no futuro da Tap e detemos hoje direitos equivalentes a mais de 70% dos direitos econômicos da companhia”, afirmou David Neeleman à Agência Lusa, em meio aos rumores. "Hoje, tal como em 2015, quando ninguém acreditava, estou cada vez mais entusiasmado com o futuro da aérea", completou o empresário.

Na mesma matéria, no entanto, ele admite que “os resultados para os acionistas não têm sido tão rápidos como gostaríamos”.

Raphael Silva
A330neo da Tap
A330neo da Tap
Experiente, Neeleman despista os rumores e afirma que a Tap, que ele quase controlou majoritariamente às épocas da negociação (inicialmente o Atlantic Gateway ficaria com 61% do capital), necessita de ambiente mais tranquilo para trabalhar. “A Tap precisa de foco e os seus trabalhadores de paz para continuar a implementar o que tem que ser feito, que é o melhor para Tap. Especulações e outro tipo de manobras em nada ajudam a este extraordinário projeto tão relevante para Portugal.”

“Logo na primeira semana sob a nossa gestão, pagamos cerca de 100 milhões de euros de dívidas anteriores à nossa entrada e continuamos a fazê-lo”, realça e acrescenta que “hoje, a Tap tem 245 milhões de euros em caixa, mais de três vezes o que tinha na data da privatização”.

A sinergia entre a principal companhia aérea de Portugal, Tap, e a Azul Linhas Aéreas, é nítida desde a aquisição de Neeleman, por meio de seu consórcio. Em 2017, o ex-presidente da brasileira se mudou para Portugal para assumir como CCO e posteriormente presidente da portuguesa, mostrando que era Neeleman quem dava as cartas na aérea europeia. Além disso, neste mês a Azul enviou proposta de joint-venture à Tap. Vale ressaltar que desde 2016, quem voa Tap pode acumular pontos no TudoAzul e quem voa Azul pode pontuar no Miles and Go, da aérea portuguesa. Passageiros que voam a Portugal com a Azul (a companhia liga Campinas a Porto e Lisboa) podem se conectar na Europa com a parceira.

Procuradas, Azul e Tap Air Portugal optaram por não comentar o caso

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