Qatar converte pedido de A321neo em aviões de longo alcance
Dez dos 50 A321neo pedidos serão convertidos para a versão long range da fabricante francesa
A Qatar Airways alterou uma encomenda de 50 Airbus 321neo, substituindo dez dos pedidos pelo modelo A321LR, desenvolvido para rotas mais longas. De acordo com a companhia aérea, as aeronaves serão utilizadas em voos entre Doha, capital do país, e mercados emergentes que ainda não contam com operações suficientes.
Com três tanques de combustível adicionais e capacidade para 206 viajantes divididos em duas classes, a versão LR (Long Range, em inglês) possui uma autonomia de voo de 7,6 mil quilômetros, mas pode ultrapassar esse perímetro dependendo da configuração de passageiros adotada.
“Reavaliamos os requisitos da nossa frota e determinamos que o A321LR trará capacidade e alcance adicionais ao nosso portfólio existente de aeronaves, algo que precisamos para ter sucesso na nossa expansão de rotas globais. Com base nessa análise, concordamos com a Airbus em converter dez dos nossos 50 A321neo para o A321LR, com o primeiro deles sendo entregue em 2020”, explicou o CEO da Qatar Airways, Akbar Al Baker.
A primeira entrega do Airbus 321LR foi feita em novembro de 2018 para a companhia aérea israelense Arkia. Na ocasião, o avião foi construído para transportar 220 pessoas, além da tripulação, e colocado em serviço para atender rotas entre Tel Aviv, em Israel, e Londres, Paris, Zanzibar e Seychelles.
Atualmente, a Qatar Airways conta com mais de 200 aeronaves em sua frota que atendem cerca de 160 destinos espalhados pela Ásia, África, Europa, América do Norte e América do Sul.
Com três tanques de combustível adicionais e capacidade para 206 viajantes divididos em duas classes, a versão LR (Long Range, em inglês) possui uma autonomia de voo de 7,6 mil quilômetros, mas pode ultrapassar esse perímetro dependendo da configuração de passageiros adotada.
“Reavaliamos os requisitos da nossa frota e determinamos que o A321LR trará capacidade e alcance adicionais ao nosso portfólio existente de aeronaves, algo que precisamos para ter sucesso na nossa expansão de rotas globais. Com base nessa análise, concordamos com a Airbus em converter dez dos nossos 50 A321neo para o A321LR, com o primeiro deles sendo entregue em 2020”, explicou o CEO da Qatar Airways, Akbar Al Baker.
A primeira entrega do Airbus 321LR foi feita em novembro de 2018 para a companhia aérea israelense Arkia. Na ocasião, o avião foi construído para transportar 220 pessoas, além da tripulação, e colocado em serviço para atender rotas entre Tel Aviv, em Israel, e Londres, Paris, Zanzibar e Seychelles.
Atualmente, a Qatar Airways conta com mais de 200 aeronaves em sua frota que atendem cerca de 160 destinos espalhados pela Ásia, África, Europa, América do Norte e América do Sul.