Filip Calixto   |   26/03/2025 14:48
Atualizada em 26/03/2025 14:49

Tap registra lucro de 53,7 milhões de euros em 2024

A Tap destacou que os resultados de 2024 refletem a trajetória de recuperação da empresa nos últimos anos

Divulgação/Inframérica
Em comparação com 2019, último ano antes da pandemia, a Tap registrou aumento de 149,4 milhões de euros no lucro líquido
Em comparação com 2019, último ano antes da pandemia, a Tap registrou aumento de 149,4 milhões de euros no lucro líquido

A Tap obteve, em 2024, um lucro líquido de 53,7 milhões de euros, marcando o terceiro ano consecutivo de resultados positivos. O desempenho financeiro da companhia foi impactado por provisões "laborais extraordinárias" e perdas cambiais. Em comparação com 2019, último ano antes da pandemia, a Tap registrou aumento de 149,4 milhões de euros no lucro líquido.

Principais Resultados Financeiros de 2024

  • Lucro Líquido: 53,7 milhões de euros, crescimento pelo terceiro ano consecutivo.
  • Receitas Operacionais: superaram 4,2 bilhões de euros, novo recorde histórico.
  • Custo Operacional Recorrente: aumento de 0,8%, totalizando 3,86 bilhões de euros.
  • EBITDA Recorrente: 875,3 milhões de euros, com margem de 20,6%.
  • EBIT Recorrente: 382,7 milhões de euros, com margem de 9%.

O volume de receitas operacionais atingiu 4,24 bilhões de euros, um aumento de 0,7% em relação a 2023 e 28,6% superior ao de 2019. Já as receitas de passagens aéreas se mantiveram positivas, impulsionadas pelo aumento da capacidade (1,6%) e pela melhoria do Load Factor (1,5 pontos percentuais).

Desempenho Operacional

  • Passageiros transportados: 16,1 milhões, aumento de 1,6% em relação ao ano anterior.
  • Número de voos: Diminuíram 1,5%, alcançando 86% dos níveis pré-crise de 2019.
  • Segmento de manutenção: crescimento de 44,6%, especialmente na oficina de motores.

O PRASK, indicador de rendimento por assento e quilômetro disponível, atingiu 7,13 cêntimos, uma redução de 2,3% em relação a 2023, mas 28,4% superior a 2019.

Luís Rodrigues, presidente executivo da Tap, destacou que os resultados de 2024 refletem a trajetória de recuperação da empresa nos últimos anos. Ele enfatizou que, apesar dos desafios, como o aumento da concorrência e problemas operacionais, a Tap conseguiu estabilizar suas finanças e melhorar a satisfação do cliente, com um aumento significativo no NPS (Índice de Satisfação do Cliente).

Rodrigues também apontou que 2025 será um ano desafiador, sendo o último do plano de reestruturação da empresa, mas reforçou o compromisso da TAP com a sustentabilidade e rentabilidade a longo prazo.

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